domingo, 11 de julho de 2010

JAGATAGURU ADI SHANKARACHARYA

ADI SHANKARACHARYA


Jagatguru Adi Shankaracharya nasceu no século VIII (788-820 d.C.) em Kaladi, uma aldeia em Kerala Central, sendo o único filho de Sivaguru e Aryamba, um casal de devotos Nambudiri Brahmin. É considerado o maior filósofo que a Índia ou o mundo conheceu. Ele é único na história do mundo, que têm os atributos de um filósofo, um devoto, um místico, um poeta e um reformador religioso.

Shankaracharya foi uma criança prodígio tendo tendências ascéticas, completou os seus estudos Védicos aos 8 anos de idade, iniciando aí sua missão divina. Nessa época estava ocorrendo uma desintegração das religiões, o Hinduísmo estava dividido em inúmeras seitas, em oposição uma com a outra, corrompendo assim a pureza e o espírito religioso. Era necessária uma urgente integração religiosa e espiritual no país, e exatamente nessa época Shankara (como também era conhecido) estabeleceu firmemente a filosofia Advaita Vedanta como a base unificadora essencial da religião Hindu. Ele trouxe harmonia religiosa, coerência espiritual e regeneração moral ao país.

Após deixar Kaladi, Shankara perambulou pelo Sul da Índia e finalmente chegou às margens do rio Narmada em busca de um Guru. Ali, ele conheceu Govinda Bhagavatpada, um discípulo proeminente do grande Gaudapada da reputação Mandukya Karika. Govindapada aceitou-o como seu discípulo e iniciou-o nas complexidades de Vedanta. Após cerca de 7 anos, quando Shankara completou os seus estudos Védicos e Sadhana (prática), o seu Guru disse-lhe para regressar a Kasi, a antiga cidade de ensino e espiritualidade, e espalhar a mensagem de Advaita Vedanta a parir dali escrevendo comentários aos Brahma Sutras, Upanishads e Bhagavat Gita.

Como tinha sido instruído, ele dirigiu-se a Kasi e ali, em pouco tempo, tornou-se o maior escritor da filosofia Vedanta. Após ter-se estabelecido em Kasi, Shankara iniciou uma grande viagem pela Índia para uma Dig-Vijaya, conquista espiritual, sob instruções específicas do sábio Veda Vyasa que o abençoou com uma visão enquanto Shankara escrevia o Brahma Sutra Bhashya. Sri Shankara e os seus discípulos viajaram por todo o país refutando falsas doutrinas e purificando práticas censuráveis que estavam na moda, em nome da religião.

Shankara reformulou e reestruturou o sistema presente de Sannyasa como é seguido na Índia atual, fundando assim a tradição do Dashinami Sannyasa. Foram construídas dez ordens diferentes (dashinami - dez nomes) de Sannyasa, sendo esta uma das mais organizadas e difundidas instituições da Índia, que muitos respeitáveis Gurus da atualidade seguem, como Swami Sivananda e Swami Satyananda Saraswati e toda sua linhagem.

Cada ordem de Sannyasa foi dado um diferente nome: os que viviam nas colinas eram conhecidos como Parvatam, os que moraram em lugares de peregrinação como Teertham, os que moraram em cidades grandes como Puri, os que eram instruído nas tradições bíblicas eram conhecidos como Bharati, os que eram brilhantes, que teve gênios, era conhecido como Saraswati. Além desses há também os Giri, Sagar, Vanam, Aranyam e Ashramam - todos os nomes estavam de acordo com a situação que os monges viviam.

Shankara também estabeleceu os Maths (centros religiosos, mais formais que um Ashram) em quatro lugares: no norte o Joshi Math no caminho de Badrinath; no leste o Puri Math perto de Jagannath; no oeste Dwarika; e no sul o Shringeri perto de Mysore (tradição de Saraswati). Ele escolheu estes belos lugares de ambientes naturais por entre montanhas cobertas de neve, florestas e rios ou costas do oceano, lugares onde o céu e a terra se encontram e transportam o pensamento do homem a alturas sublimes. Cada discípulo ficou responsável por um Math. O estabelecimento destes Maths indica a realização de Sri Shankara da unidade física e espiritual da Índia.

Sri Sankara edificou fortemente a religião Hindu através da sua exposição racional e científica da filosofia dos Upanishads para que o Sanatha Dharma (cultura eterna) pudesse enfrentar todos os desafios durante as mudanças da história até aos tempos modernos. A mensagem de Shankara é uma mensagem de esperança e otimismo. Ele diz que o homem não é uma finalização, um produto acabado; ele tem um potencial divino nele mesmo que é para ser descoberto através de evolução auto-consciente.

A Tradição de Dashnami Sannyasa ainda continua carregando a mensagem eterna dele, através de seus discípulos, da síntese de todas as convicções que culminam em Advaita, a visão monástica da realidade na qual todas as coisas são compreendidas, no final das contas, para ser um.

Abaixo foto dos Maths:

Shringeri Math

Badrinath

Puri Math

Dwarika Fontes: www.yogavaidika.com
www.yogamag.net

2 comentários:

  1. Maravilhoso! Gostaria de saber onde encontro um endereço da Ordem aqui no Brasil! Meu nome é Adilson e meu e-mail é : teachermodelo@pop.com.br Namaste! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela visita Adilson! Abaixo indico o link da escola Satyananda Yoga Center em Belo Horizonte/MG, onde você vai encontrar maiores informações: http://www.satyanandayoga.com.br
      Essa escola segue os ensinamentos de Satyananda Yoga, em acordância com os princípios e metodologia da Bihar School of Yoga/Índia, elaborado por Swami Satyananda Saraswati.
      Namastê !!!
      Sutradhara (Juliana Nader) - Satyam Espaço de Yoga

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...