segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festival das Carruagens - RATHA-YATRA

RATHA-YATRA


Dia 13 de Julho é comemorado o Ratha-Yatra, ou Festival das Carruagens. É celebrado na cidade de Puri, Índia, por milhares de anos, tornando-o uma das celebrações religiosas mais antigas e famosas do mundo. Além da Índia esse festival é celebrado em várias cidades do mundo como Nova Iorque, Los Angeles, Washington, Londres, Paris, Zurique, Sidney e até mesmo no Brasil.

Esse Festival está associado às deidades Jagannath, que acreditam ser um Avatar de Vishnu, e também de Balabhadra (ou Baladeva) e Subhadra. O Festival começa com o Ratha Prathista, onde as deidades são adoras dentro do Templo, mas o Ratha Tana, ou o puxar da carruagem, é o grande ápice, onde três carruagens enormes e ricamente enfeitadas são levadas as ruas para que os devotos possam empurrar, ver e serem abençoados.


As três carruagens pertencem às deidades de: Jagannatha a mais alta com 14 metros e 16 rodas e é chamada de Nandighosa; Balabhadra a do meio chamado de Taladhwaja tem 13,4 metros e 14 rodas; e Subhadra a menor conhecida como Devadallan tem 13 metros e doze rodas.

O conceito das carruagens foi explicado no Kathopanishada (livro sagrada do Hinduismo e o terceiro dos 108 Upashishads) nas palavras seguintes:

Atmanam rathinam viddhi sareeram rathamevatu
Buddhim tu saarathim viddhi marah pragrahameva cha.

O corpo é a Carruagem e a alma é a deidade instalada na carruagem. A sabedoria age como o cocheiro que controla a mente e os pensamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...