quarta-feira, 16 de março de 2011

O QUE É SATYANANDA YOGA ®?

SATYANANDA YOGA®


Satyananda Yoga® é um sistema de Yoga desenvolvido por Swami Satyananda Saraswati (1923/2009), ensinado pela Bihar School of Yoga, uma das mais renomadas escolas de Yoga da atualidade localizada na Índia. Sua linhagem incorpora em si práticas derivadas de fontes antigas e tradicionais. O estilo de Satyananda Yoga® usa práticas de um modo tradicional como: Asanas; posturas físicas que equilibram corpo e mente. Pranayama; exercícios respiratórios que trabalham a energia vital, Yoga Nidra (técnica de relaxamento consciente) e meditação para acalmar e focalizar a mente. Todas essas práticas têm como um dos objetivos levar Sanyan ao praticante, ou seja, equilíbrio em qualquer situação da vida.

Para atingir tal objetivo, o estilo de Satyananda Yoga® adota diferentes formas de Yoga, sendo elas:
\ Hatha Yoga: práticas que purificam o corpo, equilibram os pranas e aclaram a mente;
\ Mantra Yoga: prática que foca a repetição de sons que produzem efeitos específicos a nível físico, mental e psíquico;
\ Karma Yoga: conhecido como o Yoga da ação, do serviço desinteressado, sem apego aos resultados;
\ Bhakti Yoga: Yoga da devoção, cujo objetivo se refere a canalização da energia emocional para para se elevar a estados superiores de consciência;
\ Raja Yoga: método sistemático que permite controlar e compreender os processos mentais e descobrir as áreas latentes da consciência;
\ Jnana Yoga: caminho de conhecimento, é um processo de investigação a desvendar a essência da natureza interior, é o conhecimento intuitivo a partir da experiência pessoal.

Yoga e seus ramos
Além desses caminhos o sistema de Satyananda Yoga® inclui o Kundalini Yoga, Kriya Yoga e Laya Yoga, ambos permitem ao praticante moldar todos os aspectos de suas vidas de forma que se conduza para o seu desenvolvimento físico, mental e espiritual.

O sistema de Yoga Satyananda® aborda a pessoa inteira, não só o corpo. Há uma ênfase no desenvolvimento da consciência e o praticante é encorajado aprender sobre todos os aspectos de sua personalidade por meio da prática do Yoga. A mudança é um processo que vem naturalmente como conseqüência da prática regular com consciência e concentração, sem forçar a mente e corpo além do seu limite. 

Swami Satyananda em vários momentos de sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...