quarta-feira, 2 de março de 2011

SHIVARATRI

 

É o festival mundialmente conhecido como "A Noite de Shiva" que comemora a noite de adoração a Shiva (personagem mitológico, mestre e criador do Yoga, princípio universal de destruição com o intuito de renovação).

Shivaratri, a fusão cósmica de Shiva e Shakti, é celebrado na lua escura de Magha (fevereiro/março), especificamente esse ano no dia 03 de março. Esta união simboliza o conceito de Kundalini Yoga no qual Shiva vai ao encontro de Shakti. Representa o despertar da consciência no nível material de existência e unindo com Shakti ao ponto mais alto de evolução. “Shiva” quer dizer consciência mais alta e “ratri” significa noite, enquanto se referindo a 'noite escura do espírito', o estado anterior da iluminação.
   
No Tantra, Shiva representa o princípio masculino, consciência além de toda a ação e mudança. Shakti representa o princípio feminino, evolução eterna pela ação. Ela é o polo negativo ao polo positivo dele; ele inicia, ela recebe e transmite. Shakti é a energia criativa que manifesta o universo com respeito à consciência inspirada de Shiva. Nós os percebemos como dois, mas realmente eles são os aspectos complementares um do outro, pois a energia sem consciência é dissipada e consciência sem energia é impotente. Eles são inerentes um ao outro, como brilho ao sol, e a união deles é a imagem primitiva de comunhão feliz e consciência de unidade por dualidade. 

Shiva é o corpo docente eterno de consciência, o inalterado, reluz do divino em cada um de nós. Shakti nos dá a mente e corpo que são nossas ferramentas para a percepção direta desta consciência divina. Shakti é o poder que nos estimula ao cume da consciência expandida. No plano espiritual, a união deste par cósmico é a imagem primitiva de união feliz com o Absoluto.
 

A união de Shiva e Shakti é o símbolo primordial de comunhão eterna com o divino. Aqui não há nem pureza nem impureza, afirmação nem negação, nenhuma forma nem falta de forma, mas um estado de super consciência que isso está além de toda a dualidade. A união de homem e mulher se torna a união de Shiva e Shakti; a união física se torna união psíquica no estado mais alto de consciência transcendental. São transmudados o homem ordinário e mulher, as criaturas de paixão e ignorância, em transcendental Shiva e Shakti, incondicional e livre. 
 
Shiva e Shakti

OM NAMAH SHIVAYA !!



Outras postagens sobre o assunto no Blog acesse:

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...