segunda-feira, 1 de maio de 2017

AKSHAYA TRITIYA - O DIA DA TRANSFORMAÇÃO


Akshaya Tritiya - Satyam Espaço de Yoga.


      Foi comemorado o Akshaya Tritiya, o dia imperecível, no Satyam Espaço de Yoga,  no dia 28 de abril de 2017. Segundo a tradição hindu, é o dia da transformação e para mantermos atitudes e pensamentos positivos. 

     O Mantra Maha Mritiyunjaya (Mantra de cura e proteção) foi entoado e Juliana Nader dirigiu uma meditação. Finalizando as atividades foi servido um lanche para os participantes.

        Abaixo segue o texto referente ao Akshaya Tritiya:


O Dia Imperecível

     Akshaya Tritiya é o terceiro dia depois de Amavasya (lua nova), a noite escura. Akshaya significa imperecível, indestrutível e Tritiya, terceiro. É um dia muito especial.
Nossos antepassados descobriram realidades a respeito da vida, do universo e da consciência superior.

      Eles descobriram que nesse mundo perecível, tempo e espaço perecíveis, existe uma conexão com a dimensão imperecível. Essa conexão se torna mais forte quando as estrelas e planetas estão numa determinada posição. Então, as energias sutis da invisível dimensão causal conectam com a dimensão material e criando uma conexão direta entre o indivíduo e o cosmos, no nível energético.

     Nesse momento, quando estamos conectados com o poder superior e com nossa natureza superior através da ponte da Shakti (energia), é o momento de criar mudanças qualitativas em nossas vidas. Os Yogis prescrevem diferentes prática, Mantras, atitudes e Sankalpas (propósitos) que podemos cultivar, desenvolver e manter nesse dia para que nossas aspirações internas possam florescer.

     No Akshaya Tritiya, os aspirantes espirituais devem se engajar em diferentes atividades para que possam sair da concha da individualidade e do egoísmo e conectar-se com a natureza superior no nível transcendental que existe dentro e ao redor de todos nós. As práticas do Akshaya Tritiya incluem o serviços desinteressado (Seva), vocalizar Mantras e uma mudança nas percepções da mente.

     No Akshaya Tritiya, preste atenção à sua mente mantendo uma atitude positiva durante todo o dia sem um único pensamento negativo. Veja se você pode realizar esse desafio. Se você conseguir esse nível de equanimidade e equilíbrio – se não for possível por todo o dia, pelo menos por uma hora – você terá entrado no espírito do Akashaya Tritiya.
Swami Niranjanananda Saraswati
Hoje é o Dia!

     A negatividade tornou-se um fenômeno global. Ela permeia todos, está em todos os lugares e está nos privando da nossa paz mental. É uma evolução da mente pela qual temos que passar.

     Para lidar com essa negatividade, temos que expandir a positividade. Chamamos de Pratipaksha Bhavana a qualidade de assumir uma atitude oposta àquilo que você está sentindo. Se você está sentindo uma emoção negativa, encontre qual é a emoção exatamente oposta e procure cultivá-la, aumentá-la em você.

     Se você se sente muito ganancioso, procure desenvolver Santosha, o contentamento. Isso é Pratipaksha Bhavana, isso é Yoga.

       Outra maneira é o Mantra Vidya, a ciência do Mantra. Sri Swamiji Satyananda foi para Rikhia para aperfeiçoar o Mantra, para nos mostrar um caminho nesses tempos em que vivemos. Ele disse que atualmente Bhakti (devoção) se tornará essencial, pois sem Bhakti, não conseguiremos superar o medo.

       Bhakti não é tocar o sino, ir aos templos ou chorar diante de um Guru ou uma divindade. Bhakti é uma onda cerebral, assim como a raiva é uma onda que toma conta do cérebro. Qual é a onda cerebral que nos fará sentir paz ao invés de raiva?

     Esse é o Sankalpa, a resolução que devemos fazer para o Akshaya Tritiya. Você pode querer definir um Sankalpa para uma gratificação pessoal, mas é Bhakti que traz milagres e brilho para a vida. É através de Bhakti que esse brilho será espalhado ao seu redor e você começará a ver a magia dessa vida, do universo e o seu papel nisso tudo. Quando você pede por Bhakti, na verdade você está pedindo tudo. Então, deseje algo grande.

       Hoje, toda a preparação que fizemos para nos esvaziarmos do lixo que acumulamos e carregamos há muito tempo, dará frutos. Hoje, com um coração puro e aquietado, com uma mente confiante e positiva, faça seu Sankalpa, sua resolução.
Swami Satyasangananda Saraswati


Declaração de Liberdade

     O que quer que pareça prendê-lo ou limitá-lo, declare-se livre disto a partir de agora. Não há nada no mundo exterior, nenhuma pessoa, nenhuma condição e nenhuma circunstância que possa roubar a liberdade que é sua, em espírito. Ao invés de desejar que você fosse livre para viver sua vida de uma forma diferente, aceite a verdade de que você agora é livre. Livre para mudar sua maneira de pensar. Livre para mudar sua maneira de ver o mundo, livre para ser aquilo que você sempre desejou ser. Faça esse dia o dia da liberdade, liberdade espiritual. Declare-se livre da ansiedade e do medo, livre de qualquer crença na sorte ou na limitação.                                                                                   
Swami Satyananda Saraswati


Akshya Tritiya - Satyam Espaço de Yoga.

Akshaya tritiya - Satyam Espaço de Yoga.

Donativos arrecadados.

Hari Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...