sábado, 26 de fevereiro de 2011

O QUE É YOGA ?


O Yoga é uma ciência que surgiu a mais de 4500 anos a.C. e faz parte de toda a civilização mundial e não apenas da Índia como se imagina. Em escavações arqueológicas no Paquistão, civilizações antigas da América pré-colombiana e da Africa comprovam-se esse fato, pois encontraram objetos que simbolizam o Yoga, como personagens míticos realizando posturas do Yoga e meditação. Conforme a história tradicional o Yoga começou quando os homens tomaram consciência de seu ser individual, das relações com os símbolos representados pela natureza, das suas atividades psíquicas e os possíveis meios para desenvolver seu potencial.

A palavra Yoga é uma palavra masculina originária do Sânscrito, derivada da raiz “Yuj” que tem vários significados, sendo o mais conhecido como “união". Uma das definições completas de um mestre da atualidade Swami Niranjanananda, é: “Yoga é um antigo sistema de filosofia, estilo de vida e técnicas, através do qual evoluímos a pessoa por inteiro; o físico, a vitalidade, a mente e as emoções, a sabedoria e as qualidades psíquicas, nossa ética e relacionamentos, e a realização de nossa realidade espiritual”. Através desta definição podemos entender que o Yoga não é uma forma de religião, misticismo, culto ou de um trabalho apenas de corpo. Em termos práticos, significa método para equilibrar e harmonizar o corpo, a mente e as emoções.

Mas, aí surge uma pergunta, como conseguir ter esse equilíbrio e essa harmonia? Simples, através da prática direta de Yoga, como Asanas (posições físicas), Pranayamas (técnicas de respiração), Dharana (concentração), Yoga Nidra (técnica de relaxamento). Os benefícios podem ser na dimensão física: saúde física, flexibilidade, força, relaxamento da musculatura, vitalidade, consciência corporal, diminuição do stress; na dimensão mental: relaxamento, concentração, melhoria da memória e criatividade, equilíbrio mental e consciência; na dimensão emocional: paz interna, autocontrole, aceitação, equilíbrio emocional; na dimensão social: serviço e interação com a sociedade, e, na dimensão espiritual: auto-realização, consciência expandida, rendição e intuição.


OUTRAS DEFINIÇÕES SOBRE O YOGA

Yogaschitta Vrtti Nirodhah  - Bloquear as flutuações da consciência é Yoga.
Patanjali

“Integração e harmonia entre pensamento, palavras e ações, ou integração entre cabeça, coração e mãos.”
Swami Sivananda Sarasawti

“Yoga é a ciência do ‘correto viver’ e como tal destina-se a ser incorporado na vida diária. Ele atua em todos os aspectos da pessoa: físico, vital, mental, emocional, psíquico e espiritual. É o equilíbrio e harmonia entre o corpo, mente e emoções.”
Swami Satyananda Saraswati

“É qualquer método que nos permite acordar para quem nós realmente somos e para o que a vida realmente é. Qualquer coisa que nos permite estar mais atento e sentir conectados a nós mesmos e a vida é uma forma de Yoga”.
Swami Shankardevananda Saraswati

É um suporte para estabelecer um novo caminho de vida que envolve ambas as realidades: interna e externa. Portanto, esse caminho de vida é uma experiência que não pode ser entendida intelectualmente. Só se tornará conhecido através da prática e experiência direta.

O Yoga trará luz ao pensamento, melhorará a qualidade dos processos para entender suas necessidade e seus problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...