sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Aniversário de Ganesha

GANESHA CHATURTHI



Ganesha Chaturthi cai no quarto dia da quinzena de lua escura no mês Hindu de Bhadra, esse ano de 2014, exatamente no dia 29 de setembro. Neste dia, as pessoas por toda parte na Índia celebram o aniversário de Ganesha. Ganesha é um símbolo muito poderoso do Yoga, e uma lembrança de como deveria ser nossa visão para administrar nossas vidas, com objetivo de viver mais harmoniosamente e conscientemente.

Ganesha é um dos personagens mitológicos mais populares da Índia. É considerado o destruidor dos obstáculos ao desenvolvimento espiritual e material, permitindo aos seus devotos alcançar as riquezas e assegurando o êxito em todos os empreendimentos, por isso é a primeira divindade reverenciada em todos os rituais hindus.

Chaturthi quer dizer 'o quarto'. Aqui especificamente recorre ao quarto estado de ser, super-consciência. Um indivíduo tem que buscar a ajuda de Ganesha se ele desejar chegar a este quarto estado. Por isto que o festival é chamado Ganesha Chaturthi. É uma lembrança que se devem buscar as bênçãos de Ganesha para se ter sucesso no Sadhana Yogui (prática de Yoga).

A palavra Ganesha é composta de duas palavras do sânscrito: Gana (criado ou administrador) e Isha (supremo). Então Ganesha quer dizer literalmente 'o administrador' supremo. Ele também é conhecido amplamente como Ganapati, 'o administrador' principal. A palavra Gana nesse contexto tem significado especial. A mente cósmica e individual tem aspectos diferentes ou poderes; estes são chamadas Ganas. Ganesha é o chefe ou o que possui maior destes poderes, que controla todos os outros. O poder da inteligência que dirige tudo no cosmo e no homem.

Ganesha simboliza aquela inteligência inexplorada dentro de cada um de nós. O propósito de adorar e evocar Ganesha é provocar a transformação interna, enquanto resultando de uma expressão de pura inteligência, despertado progressiva e gradualmente por Sadhana Yogui, ou seja, práticas de Yoga.


A sua representação é de um homem com cabeça de elefante que indica sua capacidade intelectual, e a dedicação ao estudo das escrituras. As grandes orelhas indicam que o conhecimento é para ser escutado através de um mestre. Sua grande barriga mostra sua habilidade prodigiosa de “digerir” as situações sejam elas positivas ou negativas. Em uma de suas mãos leva um doce feito com grão-de-bico, simbolizando a pureza e a consciência cristalina; na outra uma machadinha, simbolizando o controle dos desejos e o corte das limitações sensoriais; na outra uma flor de lótus, simbolizando as qualidades das ações desinteressadas de fruto do Karma Yoga e a natureza intocada; enfim na quarta mão, Ganesha realiza o gesto de Abhaya Mudra, simbolizando a segurança que despende para seus devotos. Nos seus pés há sempre um ratinho, representando a mente humana, o ego e seus desejos.

Existe uma lenda que conta que Ganesha é o segundo filho mítico de Shiva (que representa a Consciência) e Parvati (que representa a energia dinâmica). O primeiro filho deles se chama Kartikeya ou Subramanyam, cujo filho simboliza aspectos de nosso ser que não participa dos negócios mundanos, e com intensa manifestação das qualidades do pai (Shiva): severidade, separação, conhecimento espiritual e felicidades. Entretanto Parvati queria um filho mais da terra, que fosse seu ajudante, assim criou Ganesha uma perfeita combinação de inteligência e participação ativa no mundo, que simboliza aí os aspectos mais práticos do nosso ser.

Shiva, Ganesha e Parvati


Existem várias outras lendas sobre Ganesha, principalmente a explicação sobre o porquê da cabeça de elefante, sendo uma delas a seguinte:
Um dia Parvati pediu para Ganesha vigiar sua casa e não permitisse que ninguém entrasse. Nesse momento Shiva chegou, porém Ganesha não permitiu sua entrada na casa. Como Shiva já estava aborrecido enviou todos os seus Ganas (criados) para retirar esse menino da porta da casa, todavia Ganesha venceu todos com sua inteligência e rapidez. Assim sendo Shiva não teve outra alternativa senão cortar sua cabeça. Parvati ao saber do acontecido começou a destruir o mundo e Shiva a pacificou prometendo devolver a vida a Ganesha com a cabeça de outro ser. Ao ver a cabeça de um filhote de elefante, sua cabeça foi cortada e unida ao corpo de Ganesha, voltando assim à vida, com as bênçãos de seus pais e de todos os deuses.

Esse mito representa na realidade o ego que Ganesha possuía devido a sua extrema inteligência. Ele lutou e rejeitou seu pai, a fonte de consciência, e é isto que muitas vezes nós fazemos, esquecemos de nós mesmos. Cortando sua cabeça cortou também o assento do ego e do orgulho, mas devolveu em uma nova forma que conduz a uma consciência mais alta, fazendo com que seu ego pudesse ser usado para evolução espiritual e beneficio de todos os seres. Essa nova forma, a cabeça do elefante, simboliza força e determinação para superar os obstáculos da vida, reconhecido universalmente como sendo o epítome de sabedoria e inteligência.

Ganesha também é conhecido como Vidya Varidhi (oceano de conhecimento), responsável por manter um registro de todos os eventos do universo sem nenhum erro, considerado o registrador das escrituras do universo. Os grandes santos e Yoguis recebem as revelações e Ganesha é quem escreve, por isso é sempre invocado antes de começar uma adoração cerimonial, leitura de escrituras, casamentos, início de projetos, entre outros.

A mensagem do dia de Ganesha Chaturthi é: desperte sua inteligência e você ganhará em todas as esferas de sua vida seja físico, mental ou espiritual.

Om Gam Ganapataye Namah !
                                           Jaya Ganesha !

Fonte:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...