domingo, 5 de setembro de 2010

RAKHI ou RAKSHA BANDHAN


Rakhi: A Linha de Amor

A palavra “Rakhi” significa um laço de proteção e a palavra "Raksha Bandhan" significa que o forte tem que proteger o fraco de tudo aquilo que é mau. Raksha Bandhan ou Rakhi é uma ocasião especial para celebrar a relação sagrada de um irmão e uma irmã, cuja união é feito amarrando uma linha ao redor do pulso. Este ritual foi popularizado primeiro por Rabindranath Tagore (poeta indiano) para promover o sentimento de unidade e um compromisso a todos da sociedade para proteger um ao outro e encorajar uma vida social mais harmoniosa. Este ano foi realizado no dia 24 de agosto, no qual as irmãs amarram o Rakhi sagrado no pulso direito do irmão e reza para uma longa vida a eles.

Este ritual não só fortalece o laço de amor entre os irmãos e irmãs, mas também transcende os da família. Todavia pode-se também amarrar um Rakhi nos pulsos de amigos íntimos e vizinhos, objetivando uma vida social harmoniosa onde todo indivíduo co-existe pacificamente como os irmãos e irmãs. Todos os membros da comunidade prometem proteger uns aos outros e a sociedade.

Segundo a lenda Hindu, o personagem mitológico Indra (principal divindade do primeiro período dos Vedas. Deus da fertilidade e da guerra), estava quase derrotado em uma longa batalha contra os Asuras (demônios). Cheio de remorso, ele buscou o conselho de Guru Brihaspati (Sacerdote conselheiro, considerado o ‘Senhor das Formulas Sagradas’) que sugeriu para o sorte dele o dia auspicioso de Shravan Purnima (dia da lua cheia do mês de Shravan – agosto/setembro, Dia de Rakhi). Naquele dia, a esposa de Indra e Brihaspati amarraram uma linha sagrada no pulso de Indra que então atacou o demônio com força renovada e o derrotou.

Pode-se dizer que os rituais de Rakhi abrem canais de expressão, ajuda a eliminar as tensões da sociedade, induz ao sentimento de amor ao próximo, e principalmente nós dá a oportunidade de refazer nosso papel como seres humanos, além de trazer alegria para vida das pessoas.

Maiores informações:
http://www.raksha-bandhan.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...