domingo, 29 de agosto de 2010

ONAM - FESTIVAL DE KERALA

ONAM - GRANDE CARNAVAL EM KERALA
ESTADO DA ÍNDIA



ONAM é o maior festival do estado de Kerala, na Índia, que foi comemorado esse ano no dia 23 de agosto. É um festival de colheita e é comemorado com alegria e entusiasmo em todo o estado pelas pessoas de todas as comunidades. De acordo com uma lenda popular, o festival é celebrado para dar boas-vindas o Rei Mahabali, que dizem que seu espírito visita o Kerala durante o Onam.

Onam é celebrado no começo do mês de Chingam, ou o primeiro mês do Calendário Malayalam. Isto corresponde ao mês de agosto/setembro de acordo com Calendário Gregoriano.

Este tipo de carnaval dura geralmente dez dias. O primeiro dia, Atham e o décimo dia, Thiruonam são os mais importantes de todos. A popularidade e a apresentação da rica cultura do estado durante a celebração fizeram Onam o Festival Nacional de Kerala em 1961.

Segundo a lenda, durante o reino do Rei Mahabali, o estado de Kerala testemunhou sua era dourada. Neste período no estado todos eram felizes e prósperos, e o Rei era muito apreciado pelos seus súditos. Todavia, mesmo com suas virtudes, Mahabali tinha um defeito, ele era egoísta. Esta fraqueza de seu caráter foi utilizada pelos Asuras (demônios) para trazer um fim ao seu reino, pois se sentiam desafiados pelo crescimento de sua popularidade. No entanto, por causa de todos os seus bem-feitos, Deus concedeu-o a bênção de que ele pudesse visitar anualmente todos os súditos, os quais ele era tão apegado. É esta visita que é celebrada em Onam a cada ano. As pessoas fazem todo esforço para celebrar o festival de uma maneira grandiosa e impressionar o Rei que eles tanto desejam o bem.

As Celebrações de Onam é uma rica herança cultural de Kerala. As pessoas fazem preparações elaboradas para celebrá-lo da melhor maneira possível. Dentre as celebrações desse festival são:

* Onasadya, considerada a parte mais impressionante e grandiosa da celebração, preparada em Thiruonam. É uma refeição de nove porções, cada uma consistindo de 11 a 13 pratos essenciais. O Onasadya é servido em folhas de bananeira, e as pessoas sentam-se numa esteira colocada no chão para receber a refeição.



* Vallamkali, a Corrida de Barco, realizada no Rio Pamba, onde todos os barcos são enfeitados, e centenas de barqueiros remam e cantam para alegrar os espectadores.

* Onakalika, são os tradicionais jogos de Onam, sendo os mais tradicionais:
- Pantukali: jogo mais popular ao ar livre;
- Kayyankali: é um jogo de combate considerado violento e tem todos os riscos de um duelo antigo. Neste jogo há uma exibição de poder.
- Attakalam: outro jogo de combate considerado menos perigoso comparado ao Kayyankali, cujo jogo é em grupo.
- Ambeyyal: é um jogo de arco-e-flecha, é um jogo para testar a paciência, habilidade e persistência dos jogadores.
- Kutukutu: popularmente conhecida como Kabbaddi no resto de Índia, Kutukutu é um jogo de grupo simples, com oito jogadores cada grupo.

* Pookalam, lindos tapetes com flores que as mulheres em atividades culturais fazem na entrada das casas para dar boas vindas ao Rei Mahabali.

* As danças também são ricas e tradicionais nesse festival, entre elas: Kathakali, Kaikottikali e Thumbi Thullal.

* Desfile de elefantes enfeitados com ouro pelas ruas.


Os nomes dos dez dias do festival são chamados de:
- Primeiro dia: Atham
- Segundo dia: Chithira
- Terceiro dia: Chodhi
- Quarto dia: Visakam
- Quinto dia: Anizham
- Sexto dia: Thriketa
- Sétimo dia: Moolam
- Oitavo dia: Pooradam
- Nono dia: Uthradam
- Décimo dia: Thiruvonam



Para maiores informações sobre o Onam acesse:
http://www.onamfestival.org/

2 comentários:

  1. Explicação muito bonito e significativo sobre nossa ONAM festival, muito obrigado por compartilhar o mundo com esta linguagem :)

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo comentário. Continue visitando o Blog.
    Hari Om
    Sutradhara - Juliana Nader

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...