sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PITR-PAKSHA

Pitr-Paksha é a quinzena que acontece no mês de setembro, mais especificamente no calendário Hindu de Ashwin e Bhadrapad (setembro e outubro). Durante toda essa quinzena é executado Shraddha, que significa devoção, um ato executado com toda sinceridade e fé. É um ritual dedicado aos antepassados, para que seus espíritos se sintam satisfeitos e descansem em paz. Esse ritual tem a permissão de Yamaraja (Personagem mitológico- deus da Morte).

Durante o período de Shraddha todas as atividades consideradas auspiciosas são suspendidas. As pessoas não investem dinheiro, não compram carros, casas, e não se casam durante esse período.

Os rituais são realizados normalmente em lugares sagrados como as cidades de Gaya, Varanasi e Haridwar. Geralmente ele é realizado pelo filho mais velho (o membro masculino mais velho da família). Os costumes e rituais variam de região para região. Algumas pessoas fazem jejum, outros deixam de comer carne, outros evitam comer cebola e alho, outras não cortam o cabelo e não fazem a barba durante esse período, e muitos cozinham a comida preferida do ancestral para realizar o ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...