domingo, 4 de dezembro de 2016

YOGA: PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE





A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou no dia 01 de dezembro de 2016 o Yoga da Índia como Patrimônio Imaterial da HumanidadeA decisão foi tomada pela 11ª Assembleia da Unesco, reunida no dia 28 de novembro em Adis Abeba (Etiópia), que considerou que a filosofia subjacente a esta prática "influenciou numerosos aspetos da sociedade deste país, que vão desde a saúde à medicina, até à educação e as artes".

De acordo com a UNESCO, o Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais, afirma a UNESCO, e ainda completa que, não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção imaterial da herança cultural dos povos, dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.

O impulsionador do pedido de classificação do Yoga da Índia como Patrimônio Imaterial da Humanidade, foi o português Jorge Veiga e Castro, presidente da Confederação Europeia do Yoga, no qual afirma que "facilitará mais a divulgação dos benefícios" desta filosofia milenar. Afirmou também: "é uma forma de ainda incentivar mais este trabalho de desenvolvimento integral do ser humano, ter um futuro mais risonho, deixarmos um planeta melhor aos nossos filhos e netos".

Jorge Veiga e Castro
Foto: Paulo Spranger - Global Imagens

Esse é mais um passo para facilitar a divulgação das práticas e benefícios do Yoga, sendo que o primeiro veio com a oficialização do dia 21 de junho como Dia Internacional do Yoga, em 2015, pela ONU. 

Desta forma, o Yoga se torna o 13º Patrimônio Imaterial Indiano. Já os elementos do Brasil que são inscritos na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO são: 
- Roda de Capoeira;
- Círio de Nazaré: procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Bélem, Estado do Pará;
- Frevo: arte do espetáculo do carnaval de Recife;
Yaokwa, ritual do povo Enawene Nawe para a manutenção da ordem social e cósmica;
- As expressões orais e gráficas dos Wajapis, que pertencem ao grupo etnolinguístico tupi-guarani, uma população indígena do norte da Amazônia;
- Samba de roda do Recôncavo Baiano, que une música, dança e poesia. 

Bela iniciativa e um grande passo para manter a tradição milenar do Yoga. 


Hari Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...