sábado, 30 de janeiro de 2010

QUEM É SWAMI SATYANANDA SARASWATI

QUEM É SWAMI SATYANANDA SARASWATI


. Nasceu em 1923, em Almora, uma pequena vila aos pés dos Himalayas, vindo de uma família de posses de muitas terras, criações de ovelhas e pôneis.
. Desde os seis anos de idade já com uma consciência muito desenvolvida tinha experiências espirituais e uma inclinação mental diferente das outras crianças.
. Sua família tinha motivações espirituais hindus, budistas e cristãs. Sua única irmã era católica. Tinha mais quatro irmãos. A busca espiritual familiar possibilitou-lhe o contato com muitos Swamis e homens santos da Índia, que passavam em suas peregrinações ao monte Kailash.
. Sociável, esportivo, interessado em pessoas, ciências e artes, foi levado por seu pai a um santo homem que o aconselhou a dedicar-se à vida espiritual.
. Aos dezenove anos, sai de casa em busca de um Guru. Passa 6 meses no Rajastão, com um guru de Tantra. Porém sentindo que ainda não encontrara seu caminho e seu verdadeiro Guru, partiu.
. Chega à cidade de Rishikesh (seguindo indicações de um Saddhu que encontrara no trem) vai aoSivananda Ashram. Ao entrar no salão do Ashram, Swami Satyananda relatou: “Aqui senti a atmosfera mais divina que havia experimentado em minha vida”.

. Em 1944 encontra seu Guru, Swami Sivananda, com quem passa 12 anos. Quando encontrou frente a frente com Sivananda a influência foi espontânea e suas palavras foram: “Não tive que avaliar, não tive que decidir se ficaria com Ele ou não. Em sua presença minha mente analítica se pasmou, essa foi minha primeira experiência com meu Guru”. Trabalhando arduamente no Ashram e mesmo sendo muito hábil em sânscrito, não recebia de seu mestre educação formal (nem mesmo Hatha Yoga). Este lhe dizia: “Trabalhe arduamente e será purificado. Você não precisa buscar a luz, a luz encontrará você”. E assim aconteceu, seu conhecimento vinha do seu interior e não de livros ou de estudos no Ashram, dizia seu Guru.
. Ganhou iluminação entendendo os segredos da vida espiritual e desde então se tornou grande autoridade em Yoga, Tantra, Kundalini, Vedanta e Sankhya.
. Após este período, viajou por vários países da Ásia, formulou suas idéias, aperfeiçou mais suas técnicas de Yoga, buscando um método para aliviar o sofrimento da humanidade. Sua missão era de “levar o Yoga de porta em porta e de costa a costa”.
. Em 1963 fundou o International Yoga Fellowship Movement e a Bihar School of Yoga (atualmente uma das mais renomadas escolas de Yoga do mundo).
. Em 1968 fez primeiro tour pelo mundo, começando por Singapura e disse: “O propósito de minha viagem é restaurar a dignidade humana por meio do glorioso método do Yoga. A sociedade está desintegrando rapidamente e a sobrevivência da humanidade está questionada.”
. Logo depois continuou seu tour, partiu para Hong Kong, Austrália, Japão, São Francisco, Los Angeles, Londres, Paris, Bélgica, Holanda, Copenhague, Alemanha Ocidental, Suíça, Áustria, Teerã, Brasil, entre outros países.
. Em 1983 apontou Swami Niranjanananda Saraswati como presidente da Bihar School of Yoga e guia espiritual dos centros associados.
. Em 1984 fundou o Sivananda Math, uma instituição social que presta apoio as famílias indianas necessitadas, especialmente nas áreas rurais que seguia os preceitos de Seva (serviço), Karuna (compaixão), Prem (amor) e Sneha (afeição) e o Yoga Research Foundation para investigações científicas.
. Em 1988 Swami Satyananda deixou Munguer e iniciou peregrinações a locais sagrados e às práticas avançadas de Yoga, vivendo como um Avadhoota, ou seja, um asceta iluminado.
. Em 1989 estabeleceu-se em Rikhia como moradia e iniciou longos e árduos Sadhanas (práticas) como o Panchagni (disciplina dos cinco fogos) e o Ashtottar-shat-laksh Mantra Purashcharana (prática ininterrupta de repetição de Mantras), entrando em um estilo de vida de Paramahansa, ou seja, mantendo recluso, sem dar iniciações, ritos e em apenas pequenas ocasiões aparecia para dar o Darshan (presença que abençoa) e trabalhando com consciência cósmica para ajudar a humanidade.
. Em 2009, atinge o Maha Samadhi, deixando mais de 80 livros, sendo um deles o "Asana, Pranayama, Mudra, Bandha", o livro mais vendido de Yoga do mundo; e uma conquista incrível na melhoria da qualidade de vida de toda a região de Rikhia, com uma simples filosofia de doar sempre e amar o seu próximo como a você mesmo.

Para saber mais sobre Swami Satyananda visite os sites:
http://www.yogamag.net
http://www.yogavision.net
http://www.rikhiapeeth.net

Fotos: Retiradas da internet de sites relacionados ao Satyananda Yoga ®
Fonte: El Yoga Alrededor Del Mundo – Swami Satyananda Saraswati
Bhakti Yoga Sagar - Swami Satyananda Saraswati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...