FLOR-DE-LÓTUS
A Flor de Lótus é considerada em quase toda a Ásia como uma planta sagrada. É nativa do sudeste da Ásia, mais especificamente da Índia, Filipinas e Japão, conhecida também como lótus-egípsio, lótus sagrado e lótus-da-índia. É cultivada em áreas alagadas e lodosas, precisando do sol para desabrochar.
Essa flor esta muito inserida na cultura indiana, como por exemplo, nas gravuras dos deuses da mitologia que costumam estar sentados ou em pé sobre a flor, como de Ganesha, Lakshmi e Shiva, na representação simbólica dos Chakras (centros energéticos) e também em um Asana (posição já comentada no Blog).
Todavia sua simbologia é tão bela quanto à própria flor-de-lótus. Ela simboliza o crescimento do homem desde os estados mais baixos de consciência para os mais elevados. Assim como a flor o homem também possui três níveis para seu crescimento. Os níveis da flor são: o barro, a água e o ar. Os níveis dos seres humanos são: a ignorância, a aspiração e o esforço e a iluminação. A flor-de-lótus germina do barro que representa a ignorância, cresce na água simbolizando sua aspiração, e com seu esforço alcança o ar, a luz direta do sol para abrir que simboliza a iluminação.
O impulso para a luz faz a semente escondida na escuridão se voltar em direção ao ar e à luz do sol, assim como o impulso para uma maior consciência faz o homem sair da sua própria ignorância.
Que possamos todos sair da escuridão para a luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário