quinta-feira, 15 de agosto de 2013

66 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA



No dia 14 de agosto de 1947, o líder político da Índia Jawaharlal Nehru disse: “A meia noite quando os homens dormem, a Índia despertará a vida e a liberdade”. Assim, no dia 15 de agosto os indianos amanheceram com a liberdade e celebrando aos gritos: “Jai Hindi”, ou melhor, dizendo: “Vitória para a Índia”.

Hoje 66 anos após, a Índia agradece ao principal líder da independência, o guia espiritual Mahatma Gandhi, que graças a seu movimento de desobediência civil e boicote aos produtos ingleses foi cada vez mais minguando o grande período de dominação Inglesa.

Gandhi, grande líder da resistência pacífica, usou uma poderosa arma da NÃO VIOLÊNCIA, conseguindo unir o seu povo contra o domínio imperialista britânico, comemorou a independência em Calcutá com 24 horas de jejum, com a esperança de por fim às lutas entre hindus e muçulmanos, que infelizmente não ocorreu até hoje. Ele almejava um país onde hindus, muçulmanos, budista, ateus, pudessem viver em paz trabalhando para enfrentar a pobreza, o analfabetismo, a fome e a desnutrição.

Abaixo algumas mensagens que Gandhi passou para toda a humanidade:

Seu último discurso: “Eu me considero um soldado, porém um soldado da paz. Conheço o valor da disciplina e da verdade, Peço que creiam em mim quando digo que jamais fiz uma declaração dizendo que foi necessário que o povo da Índia recorresse  à violência. Considero-me incapaz de fazer dentro de minha lucidez uma declaração dessa natureza, o que queremos é a independência total”.
 
Gandhi em um discurso para Indiano
“O que não se pode fazer é aceitar injustiças de quem quer que seja. Deve-se tornar a injustiça bem visível e preparar para morrer como um soldado”.

“A não violência é o artigo número um de minha fé – e também o último artigo de meu credo”.
 
Hari Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...