terça-feira, 28 de junho de 2011

TANTRA

O Tantra segundo Swami Satyananda Sarawasti


Swami Satyananda Saraswati, em uma palestra na Bélgica no ano de 1979 falou sobre o Tantra, assunto este já mais divulgado nos tempos atuais, mas ainda com muito preconceito e conceitos errados. Com base nessa palestra, resumi um pouco de suas palavras e explicações acerca desse assunto e acrescentei citações de Aghorananda Saraswati do livro Tantra Vidya de sua autoria. O Tema da palestra foi: Tantra – Ligação para a vida moderna.

Para ele, o Tantra é o sistema correto para as pessoas de hoje, pois estamos vivendo um mundo moderno com grandes variedades, diversidades e também com grandes mudanças e novos desenvolvimentos. Diante desses fatos o homem moderno, precisa de um modo de vida espiritual que ajuste a esses padrões variáveis e a sua mente prática, veloz e às vezes agressiva. Sua maior justificativa pra tal é que: “O Tantra é o modo mediano”, e seu princípio é que: “Não interfira no padrão de sua vida”.

Nossa mente está limitada por condicionamentos, que nós mesmos criamos a ela, de acordo com a nação em que vivemos, a sociedade, com o que a família impõe, entre outros vários motivos, impedindo assim nosso crescimento espiritual. De acordo com Swami Satyananda vida espiritual tem que ser descoberta com base na nossa própria cultura, porque só quando a vida espiritual está em acordo com a vida diária você poderá equilibrar os conflitos que surge das nossas ações diante a nossa fé, a nossa religião. E este é o caminho do Tantra.

Afirma ainda Swami Satyananda que o principio do Tantra é muito simples, você nunca deve criticar seu estilo de vida, nunca deve falar mal da sua mente, dos seus desejos, da sua insegurança, e muito menos tentar controlar sua mente, pois isto seria como maltrata-lá, lutar contra você mesmo. E aí ele nos pergunta: “É este o modo de vida espiritual que você deseja? O que é vida espiritual para você?”

A vida espiritual começa com Tantra. “A vida cósmica ensinou para o homem a viver de um modo particular e assim evoluir” Tantra significa literalmente meios para a expansão da mente e liberação de energia. A palavra TANTRA é composto pela raiz TAN (Tanot), que significa espargir, e o sufixo TRA (Trayot) que significa salvar. Assim podemos definir como algo que esparge, que salva, ou seja, escrituras ou tratados (Shastras), que espargem o conhecimento (Jnana) que liberta (Moksha).

De acordo com o conceito acima sobre o Tantra, pode-se verificar o porquê ainda existem conceitos errados sobre esse tema, que muitas vezes é visto como práticas que tratam sobre sexo, ou magia popular. Segundo Aghorananda Saraswati o “Tantra em sua origem remota não foi uma filosofia com o objetivo libertador, ele de fato era uma mensagem de atitude positiva perante a vida, um estilo distinto de comportamento que permeia todas as atividades mentais, emocionais e culturais de uma sociedade. Estava intimamente associado aos aspectos práticos da vida, às necessidades básicas de sobrevivência e a manutenção da espécie. Era uma natural e criativa expressão da espontaneidade e liberdade interior do ser humano.”

Voltando a palavra expansão, é de extrema importância para o homem entender como ampliar a mente, e o Tantra ajuda ao homem com esse objetivo, ensina a seguir o caminho do meio, pois o homem tem que combinar vida material com vida espiritual para conseguir evoluir, e não criar dois compartimentos separados. Por isso deve-se praticar a vida espiritual conforme a natureza interna e a vida externa.


Quando estamos seguindo um caminho, seja ele qual for o extremo surge, muitas vezes deixando o homem confuso, com sentimento de culpa, querendo suprir seus desejos. Nesse ponto que o Tantra fala da importância do caminho do meio, aceitar a inteireza da vida para melhorar as condições da sociedade e da família.

Existem vários elementos dentro do Tantra, como ferramenta da expansão da consciência, da mente, entre elas:
- O Mantra: o som imperceptível, que segundo Swami Satyananda quando você pratica Mantra as ondas sonoras são interiorizadas, e com isso tem a capacidade de influenciar e reestruturar a totalidade da mente. O Mantra é a força que pode liberar a mente das forças que nos impede de crescer, e que nos ensina experimentar nossa real natureza.


- O Yantra: figuras que simbolizam a estrutura de nosso corpo psíquico. Símbolos poderosos do fundo do inconsciente. Os Yantras segundo Swami Niranjanananda são os reais símbolos que unem o individuo com a real consciência.

Sri Yantra
Enfim, para saber mais sobre esse tema, ou vivenciar a experiência, requer muito estudo, muita prática, como afirma Aghorananda: “Nas práticas do Tantra, encontramos uma complexa metodologia que tem como objetivos: a tomada de consciência e domínio de corpo-mente-emoções; a manipulação das energias físicas e psíquicas humanas e utilização desses no processo mundano ou espiritual; a união dos opostos e transcendência da dualidade; a imersão em uma possível ultima realidade.”

Se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema, teremos uma grande oportunidade com a vinda de Swami Satyasangananda (Satsangi) aqui no Brasil. Swami Satsangi, foi o braço direito de Swami Satyananda durante os últimos 35 anos, tem profundo conhecimento sobre Tantra, e estará em Belo Horizonte, no mês de Agosto ministrando o Seminário Internacional de Yoga com o Tema: Yoga, Tantra e Espiritualidade. Veja aqui no Blog todas as informações sobre esse evento.

Hari Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...