domingo, 28 de março de 2010

NATUREZA EXTERNA x NATUREZA INTERNA

NATUREZA EXTERNA
x
NATUREZA INTERNA


Proteger o meio ambiente, diminuir a poluição, controlar o efeito estufa, ajudar a minimizar o aquecimento global, reciclar, entre várias outras ações estão fazendo parte do nosso dia-a-dia principalmente através da mídia. Esses são assuntos que já não temos mais como ignorar. Ou ajudamos a proteger nosso meio ambiente, ou ele continuará a dar sinais visíveis de destruição, porém, cada vez mais intensos.

Todavia, na filosofia do Yoga, aprendemos também a cuidar da nossa NATUREZA INTERNA, ou seja, do nosso ambiente interior físico, emocional, mental, psíquico e espiritual. Precisamos transformar e cuidar do ambiente interno. Aprender a controlar a nossa mente, a dominar nossos pensamentos, a ter ações corretas, a nos conhecermos melhor diante de nossas limitações e potencialidades, pois somente assim teremos melhores condições de evoluir mental, intelectual e fisicamente e de cuidar da nossa NATUREZA EXTERNA. E um dos objetivos do Yoga é exatamente esse – equilibrar nosso interior.

Segundo Swami Vibhooti, “nós temos que entender que o mundo é uma projeção de nossa mente, o meio ambiente externo é somente um reflexo do que temos dentro de nós mesmo e ele está todo desequilibrado porque nossas mentes, emoções, nossa natureza interna está fora de harmonia”. Mas afinal como o Yoga pode nos ajudar nessa busca da harmonia? Através das práticas do Yoga a nossa consciência se expande, o corpo, a mente e as emoções se tornam mais refinadas e sutis e conseguimos atingir Sanya, que é o equilíbrio em qualquer situação da vida. Entretanto, precisamos antes de tudo dar o primeiro passo, começar a experimentar o nosso corpo, porque a experiência que ganhamos é nossa própria experiência, não é a mesma para cada pessoa, porque cada um tem um nível diferente de evolução, de percepção e sensibilidade mental. Depois devemos trabalhar a mente incrementando sua sensibilidade e receptividade.

Esse trabalho corpo/mente deve ser feito, segundo o Yoga Sutra de Patanjali através de três requisitos: regularidade, continuidade e convicção ou fé. Passo a passo, sem presa através das práticas do Yoga, como afirma ainda Swami Vibhooti, percebemos que é nosso dever e responsabilidade cuidar dos dois presentes que nos foram dados – o complexo ambiental que proporciona nossa sobrevivência e o complexo corpo/mente que habitamos.

Assim sendo reciclar o lixo, dar maior atenção ao consumo de água e energia, contribuir para a diminuição da poluição, apagar as luzes na Hora do Planeta, isso tudo realmente é importantíssimo, mas temos também que acender a luz de nossa consciência.

“Você não tem que se preocupar com a natureza porque ela é uma força inteligente que pode cuidar de si mesma. Se o homem não protege a natureza, e sim a destrói, a natureza o castigará”.
Swami Satyananda Saraswati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...