O DIA DE PROFESSOR

No dia 5 de setembro é comemorado na Índia, o Dia do Professor, em honra ao Dr. Sarvepalli Radhakrishnan, filósofo indiano e estadista, nascido nesse dia no ano de 1988. Foi o primeiro Vice-presidente de Índia (1952–1962) e subseqüentemente o segundo Presidente de Índia (1962–1967). Seu grande mérito foi ter construído uma ponte entre Leste e Oeste tendo mostrado que os sistemas filosóficos de cada tradição pode ser compreensíveis dentro das condições do outro.

Esta data não é feriado, porém é considerado um dia comemorativo, onde professores e estudantes vão para as escolas como de costume, mas as atividades habituais e de classe são substituídas por atividades de celebração, agradecimentos e recordações. Em algumas escolas neste dia, a responsabilidade de ensinar é deixada por conta dos alunos das séries mais avançadas como uma avaliação por seus professores.
Tradicionalmente, as pessoas na Índia têm tido grande respeito e estima pelos professores. Um antigo ditado indiano (geralmente ensinado para as crianças), coloca o professor em terceiro lugar: "Maata, Pitha, Guru, Daivam", significando a mãe, o pai e o professor é Deus. Há um outro ditado na forma de uma parelha de versos, que diz, "Guru Govind doou khare kake lagon paai? Balihari guru aap ki Govind deeo batai," significando "Eu estou em dificuldade de saber quem saldar primeiro: o professor ou o Deus. Eu escolherei o professor porque ele é um instrumento da sabedoria de meu Deus".
JAY GURUS !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário