Rakhi: A Linha de Amor


Este ritual não só fortalece o laço de amor entre os irmãos e irmãs, mas também transcende os da família. Todavia pode-se também amarrar um Rakhi nos pulsos de amigos íntimos e vizinhos, objetivando uma vida social harmoniosa onde todo indivíduo co-existe pacificamente como os irmãos e irmãs. Todos os membros da comunidade prometem proteger uns aos outros e a sociedade.
Segundo a lenda Hindu, o personagem mitológico Indra (principal divindade do primeiro período dos Vedas. Deus da fertilidade e da guerra), estava quase derrotado em uma longa batalha contra os Asuras (demônios). Cheio de remorso, ele buscou o conselho de Guru Brihaspati (Sacerdote conselheiro, considerado o ‘Senhor das Formulas Sagradas’) que sugeriu para o sorte dele o dia auspicioso de Shravan Purnima (dia da lua cheia do mês de Shravan – agosto/setembro, Dia de Rakhi). Naquele dia, a esposa de Indra e Brihaspati amarraram uma linha sagrada no pulso de Indra que então atacou o demônio com força renovada e o derrotou.

Pode-se dizer que os rituais de Rakhi abrem canais de expressão, ajuda a eliminar as tensões da sociedade, induz ao sentimento de amor ao próximo, e principalmente nós dá a oportunidade de refazer nosso papel como seres humanos, além de trazer alegria para vida das pessoas.
Maiores informações:
http://www.raksha-bandhan.com/

Nenhum comentário:
Postar um comentário