domingo, 2 de setembro de 2018

KRISHNA JANMASTHAMI




     Krishna Janmasthami é a data que se celebra o aniversário de Krishna, que nasceu há mais de 5000 anos atrás. Krishna é a oitava manifestação de Vishnu (personagem mitológico responsável pela preservação do universo), uma criança com habilidades extraordinária que foi reconhecida depois como um Avatar (termo que significa uma manifestação terrena do aspecto preservador universal – Visnhu).

     Krishna nasceu na cidade de Mathura (aproximadamente 150 km de Delhi), sua mãe Devaki, era irmã do Rei tirânico Kansa, que condenou à morte todos os filhos que Devaki desse à luz, pois existia uma predição segundo a qual um deles haveria de assassiná-lo. Todavia, Krishna conseguiu sobreviver, pois seus pais trocaram-no pela filha de um modesto pastor.


     Conforme Krishna ia crescendo mostrava suas peraltices e suas vitórias em lutas. Era extremamente namorador. Uma lenda fala que teve 8 esposas na qual esteve legalmente casado e 16.000 outras esposas cujas mulheres foram sequestradas por um rei e ele as libertou, casando com elas para que as mesmas não fossem rejeitadas pela sociedade, mostrando sua compaixão por elas, através do amor transcendental e não carnal.


     Segundo Swami Aghorananda, Krishna tinha qualidades das três principais divisões sociais da tradição hindu (sistema de castas), sendo elas: a de um homem dos campos que guarda os rebanhos (casta Vaishya-casta dos produtores), a de um nobre guerreiro que dá morte a inúmeros demônios (casta Kshatrya-casta dos militares) e a de um sábio quando transmite os ensinamentos filosóficos (casta Brahmane-membro da casta sacerdotal).

     O objetivo de Krishna conforme define Swami Aghorananda é destruir as personificações da ignorância que estavam ameaçando o equilíbrio do cosmo (Asuras/demônios/não divinos), tornar-se o centro de desenvolvimento de determinadas escolas devocionais (Bhakti/devoção), assumir papel de liderança na grande guerra ocorrida entre os clãs Aryas dos Pandavas e dos Kauravas (Mahabharata), deixando sua mensagem filosófica no Bhagavad Gita (Sublime Canção), por meio dos seus ensinamentos a Arjuna (personagem que recebe os ensinamentos de Krishna).

    O foco da vida de Krishna era o estabelecimento de Dharma, afirma Swami Niranjanananda Saraswati. Dharma não é convicção, conceito ou religião; é ação, esforço, é o papel natural que devemos desempenhar na vida, a lei ética. Esta ação e esforço deve conduzir as pessoas a experimentarem a natureza divina que está adormecida em cada um.

     Por meio do amor, compaixão e caridade, ensinamentos de Krishna e de outros grande mestres, é que experimentaremos a natureza divina e manteremos sempre próximo de Deus, complementa Swami Niranjananana Saraswati. Devemos estar envolvidos com o Karma (ação, lei de causa e efeito, que forma a densidade de cada individuo). Karma é a filosofia central da vida espiritual, é o padrão básico da própria individualidade e do conhecimento que experimentamos na vida.

     Um dos grandes ensinamentos de Krishna no Bhagavat Gita foi exatamente o Karma Yoga, e não o estilo de Yoga que se executam nos Ashram ou em sociedade. Swami Niranjan nos ensina que devemos ser mestre de nosso Karma e não assunto do nosso Karma, porque ao sermos mestre de nosso Karma nos tornamos um Karma Yogi, e enquanto estivermos debaixo das influências de Karma estamos sujeito ao Karma.

Krishna com Arjuna

   
     Entender como interagimos com nossos Karmas, transformar e harmonizar a vida para entender seus segredos, a relação com as pessoas, com o universo, com a criação e com Deus é a mensagem que Krishna deu a Arjuna, e de Arjuna para todos nós.

Jaya Krishna!




Fontes:
Mitologis Hindu, Aghorananda Saraswati, Madras.
http://www.yogamag.net
http://www.krishnajanmashtami.com




Hari Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...