SUKHASANA e PADMASANA
Quando se fala em Yoga, muitos imaginam uma pessoa sentada de pernas cruzadas, com a coluna bem reta, os olhos fechados, polegares e indicadores unidos. Realmente não deixa de ser, porque está é a posição inicial, que acredito ser da grande maioria das aulas de Yoga e uma das posições que mais representa o universo de imagens do Yoga. Porém, não é uma posição tão fácil quanto apresenta ser. Vamos entender um pouco desses Asanas, que são considerados Asanas de meditação.
A palavra SUKHASANA vem de SUKHA que significa fácil e ASANA de posição/postura física, então seu significado é “posição fácil”. É considerada a mais fácil e cômoda posição de meditação, porque as pessoas que não podem ou não conseguem ficar em outras mais difíceis utilizam está que não causa tanto incomodo ou dor nas pernas. Considerada fácil também porque ao sentar com as pernas cruzadas os pés ficam debaixo da coxa. (Ver figura ao lado)
Outro Asana da série é o PADMASANA (veja figura ao lado). PADMA significa flor de lótus e ASANA posição/postura física, por isso conhecida como a “posição de lótus” . Esse Asana é bem mais complexo que o citado anteriormente, porque deve-se ao dobrar as pernas colocar os pés acima da coxa oposta, ou seja, pé direito sobre a coxa esquerda e pé esquerdo sobre a coxa direita e preferencialmente que os joelhos toquem o solo.
Todas as duas posições têm como objetivo permitir que os praticantes fiquem um tempo maior sem mover o corpo, totalmente imóvel. Todavia, sabemos que a maioria das pessoas não conseguem ficar sentados por períodos muito longos, por isso que nas aulas de Yoga existe uma preparação para essas posições, fortalecendo os joelhos, a região do quadril e a coluna vertebral, para poder assim aquietar o corpo e consequentemente a mente.
Fonte: Asana Pranayama Mudra Bandha - Swami Satyananda Saraswati