segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Yoga, Tantra e Espiritualidade


Retrospectiva do Seminário sobre Yoga, Tantra e Espiritualidade, realizado em Ouro Preto-MG-Brasil e inauguração da Casa do Guru em Moeda-MG com a presença de Swami Paramahansa Satyasangananda Saraswati (Swami Satsangi).
Namoh Narayan !

domingo, 16 de outubro de 2011

Relato da vinda de Swami Satsangi no Brasil


Swami Satsangi no Brasil - um pequeno relato

Swami Satsangi - Inauguração Casa do Guru / Foto: Lalitambikanananda Saraswati
 Depois de muita divulgação nesse blog sobre a vinda de Swami Satsangi no Brasil, posso agora relatar um pouquinho de minha experiência em relação à vinda e a honra que tivemos de receber essa grande mestra, Paramahamsa Satyasangananda Saraswati. Peço desculpas pela demora dessa postagem, mas acredito que nunca seja tarde para transmitir um pouco dos ensinamentos que nos ajudam a crescer, a nos descobrir, a experimentar algo de tão belo e real.

Conhecer Swami Satsangi para mim era muito mais que conhecer uma “grande mestra tântrica”, como disse meu professor Aghorananda há anos atrás depois que ficava admirando sua foto em um calendário da Bihar School of Yoga e perguntei a ele de quem se tratava. Era conhecer alguém que sempre admirei, até mesmo sem saber por que, e quando realmente soube quem era minha admiração só aumentou.

Tudo começou há meses atrás ... uma grande expectativa invadia meu ser e acredito que de muitas outras pessoas. Reuniões eram formadas, planos traçados, ideias criadas, sugestões ouvidas, pesquisas realizadas, milhões de sementes sendo plantadas e uma enorme energia foi criada. Uma energia que vai além de minha compreensão e que só crescia cada dia mais.

Muitas pessoas estavam envolvidas, cada uma com sua função, umas mais complexas, outras mais suaves, outras mais sutis, outras mais pesadas, nem mais nem menos importante, parecia que tudo era uma energia só, tudo fazia parte de um todo.

O trabalho que envolvia a vinda de Swami Satsangi no Brasil especificamente em Belo Horizonte começou a mais de um ano pelos realizadores (Aghorananda e Gangadhara Saraswati do Satyananda Yoga Center), foi um trabalho árduo, bonito, organizado, cheio de alegria, energia, foco, determinação e Bhava (condição de amor, devoção). Souberam repassar as tarefas para cada uma das pessoas, professores afiliados, Karmas Yogins para que pudéssemos servir da melhor forma possível. 

Swami Aghorananda e Gangadhara Saraswati

  Finalmente agosto chegou e depois de tanta expectativa tinha a certeza que o dia estava próximo, que ela já estava em solo brasileiro, o que era um alento para minha alma. Pensar que uma mestra da importância de Swami Satsangi estava no Brasil, em nosso estado, e ainda ter a oportunidade de realizar Seva (serviço desinteressado) era um privilegio sem igual.    

Minha primeira visão de Swami Satsangi claro que será inesquecível, foi subindo a rampa do Satyananda Yoga Center, seus passos eram firmes e determinados e parecia que já a conhecia há décadas ou séculos ou vidas (rsrsr). Nossos sorrisos (de todos que lá estavam) eram largos e a recebemos vocalizando Mantras (palavras carregadas de energia), mas que na realidade confesso aqui que meu encantamento era tanto que nenhum som saia de minha boca apenas sorrisos e palmas.

Swami Satsangi entrando no Satyananda Yoga Center
 
Vê-la caminhando pela escola me dava à sensação que realmente era uma pessoa conhecida e que só apenas não a via há muito tempo, mas agora sim era real sua presença luminosa e estar ao lado dela seja por horas ou por poucos minutos, é tão precioso que ainda afirmo ser difícil expressar. E quando ela se ausenta deixa uma paz ... uma serenidade ... uma tranqüilidade ... uma alegria .... e engraçado dizer mas até um pouco de sono, uma vontade de ficar um pouco em Shavasana (posição de relaxamento) somente sentindo algo que me envolvia, mas que nem sei dizer bem ao certo o que era, mas que senti intensamente.


Palestra Pública - momento de descontração no Kirtan
  Começou então o Seminário (350 pessoas) com o tema "Yoga, Tantra e Espiritualidade" e continuamos a fazer o que já estávamos fazendo e nosso lema posso dizer que era trabalhar ... trabalhar ... trabalhar ... ahhh e trabalhar. Como trabalhamos !!!! Como trabalhos com alegria ... com vibração ... com amor ... e se precisassemos de trabalhar mais ... era muito bem vindo !!! O que fazíamos? De tudo. Desde os trabalhos burocráticos, a serviços de limpeza em geral, a serviços pesados de carregar algumas caixas pesadinhas e até algumas levinhas, vendedora, motorista, enfim tantos trabalhos que daria uma lista enorme. Se cansávamos? Vou me atrever a responder por todos. Era um cansaço tão bom que parece que quanto mais trabalhávamos mais energia sentíamos e lógico mais trabalho aparecia e mais feliz ficávamos, apesar das dores enormes que inexplicavelmente (ou não) eu sentia no corpo. 

Swami Satsangi no Seminário em Ouro Preto/Foto: Lalitambikananda
Alguns participantes Seminário Ouro Preto

Grupo de Kirtan - Seminário Ouro Preto
   
Dia da iniciação - Seminário Ouro Preto/Foto: Satyananda Yoga Center
 
Swami Satsangi saindo do salão no Seminário
 Enfim cada dia era uma mensagem diferente, um conhecimento a mais que recebíamos, tanto nós que estávamos trabalhando como aos participantes que puderam estar ali ouvindo, vivenciando e recebendo seus preciosos ensinamentos.  Deixo aqui algumas imagens desses momentos tão preciosos que foram para todos! E aos pouquinhos em outras postagens algumas mensagens de preciosos ensinamentos que ela pôde nos transmitir.

Swami Satsangi com Swami Yogabhakti e Swami Aghyantara - Moeda/MG
 
Casa do Guru antes da inauguração - Moeda/MG
Havan - inauguração Casa do Guru - Moeda/MG/Foto: Satyananda Yoga Center
Participantes almoçando Casa do Guru - Moeda/MG
Participantes na Casa do Guru - Moeda/MG

Devamani, Ratnashakti e Ishwara no trabalho de decoração na Casa do Guru
 
Depois os eventos em Minas Gerais, Swami Satsangi foi para São Paulo finalizando com chave de ouro sua visita no Brasil, onde realizou dois Sat Sangas e uma Conferência com o tema "O Poder Transformador da Meditação", com a coordenação de Anderson Allegro. Abaixo algumas fotos do evento em São Paulo.


Swami Satsangi em SP

Swami Aghyantara, Kantiroopa e Yogabhakti

Participantes em SP

Anderson Allegro e Swami Yogabhakti em SP

Swami Satsangi encerrando o conferência em SP

 Não posso deixar de comentar aqui também a alegria de estar ao lado de pessoas tão queridas, em especial aos meus mestres Aghorananda e Gangadhara, e também a todos aqueles professores de Yoga e grandes amigos que vemos tão pouco durante o ano, mas que parece que estamos sempre juntos, à aqueles que pude conviver um pouquinho mais e também à aqueles que tive o prazer de conhecer: pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Argentina, Colômbia e Uruguai, entre outros e até mesmo da minha cidade e que não conhecia. 

Alegria de alguns amigos no final do Seminário.

Termino aqui esse humilde relato assim como Swami Satsangi iniciava e terminava todos os seus encontros: Namoh Narayan – traduzindo: eu saúdo o que está presente no coração de todos. 

Até breve Swamiji !
"É um erro viver para si mesmo e não usar os talentos que você recebeu. 
Sabedoria tem que ser traduzida em ações.
Não adianta praticar Yoga e voltar para a vida com os mesmos sentimentos negativos 
em relação às pessoas e situações. 
Em qualquer lugar que você vive existem muitas oportunidades de servir. 
Encontre estes lugares e aceite isso como parte de seu Sadhana. 
Pelo menos uma vez por semana faça Seva para atingir altos estados de meditação e se livrar dos Karmas."
Swami Satsangi

  Namoh Narayan !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...