sábado, 26 de fevereiro de 2011

O QUE É YOGA ?


O Yoga é uma ciência que surgiu a mais de 4500 anos a.C. e faz parte de toda a civilização mundial e não apenas da Índia como se imagina. Em escavações arqueológicas no Paquistão, civilizações antigas da América pré-colombiana e da Africa comprovam-se esse fato, pois encontraram objetos que simbolizam o Yoga, como personagens míticos realizando posturas do Yoga e meditação. Conforme a história tradicional o Yoga começou quando os homens tomaram consciência de seu ser individual, das relações com os símbolos representados pela natureza, das suas atividades psíquicas e os possíveis meios para desenvolver seu potencial.

A palavra Yoga é uma palavra masculina originária do Sânscrito, derivada da raiz “Yuj” que tem vários significados, sendo o mais conhecido como “união". Uma das definições completas de um mestre da atualidade Swami Niranjanananda, é: “Yoga é um antigo sistema de filosofia, estilo de vida e técnicas, através do qual evoluímos a pessoa por inteiro; o físico, a vitalidade, a mente e as emoções, a sabedoria e as qualidades psíquicas, nossa ética e relacionamentos, e a realização de nossa realidade espiritual”. Através desta definição podemos entender que o Yoga não é uma forma de religião, misticismo, culto ou de um trabalho apenas de corpo. Em termos práticos, significa método para equilibrar e harmonizar o corpo, a mente e as emoções.

Mas, aí surge uma pergunta, como conseguir ter esse equilíbrio e essa harmonia? Simples, através da prática direta de Yoga, como Asanas (posições físicas), Pranayamas (técnicas de respiração), Dharana (concentração), Yoga Nidra (técnica de relaxamento). Os benefícios podem ser na dimensão física: saúde física, flexibilidade, força, relaxamento da musculatura, vitalidade, consciência corporal, diminuição do stress; na dimensão mental: relaxamento, concentração, melhoria da memória e criatividade, equilíbrio mental e consciência; na dimensão emocional: paz interna, autocontrole, aceitação, equilíbrio emocional; na dimensão social: serviço e interação com a sociedade, e, na dimensão espiritual: auto-realização, consciência expandida, rendição e intuição.


OUTRAS DEFINIÇÕES SOBRE O YOGA

Yogaschitta Vrtti Nirodhah  - Bloquear as flutuações da consciência é Yoga.
Patanjali

“Integração e harmonia entre pensamento, palavras e ações, ou integração entre cabeça, coração e mãos.”
Swami Sivananda Sarasawti

“Yoga é a ciência do ‘correto viver’ e como tal destina-se a ser incorporado na vida diária. Ele atua em todos os aspectos da pessoa: físico, vital, mental, emocional, psíquico e espiritual. É o equilíbrio e harmonia entre o corpo, mente e emoções.”
Swami Satyananda Saraswati

“É qualquer método que nos permite acordar para quem nós realmente somos e para o que a vida realmente é. Qualquer coisa que nos permite estar mais atento e sentir conectados a nós mesmos e a vida é uma forma de Yoga”.
Swami Shankardevananda Saraswati

É um suporte para estabelecer um novo caminho de vida que envolve ambas as realidades: interna e externa. Portanto, esse caminho de vida é uma experiência que não pode ser entendida intelectualmente. Só se tornará conhecido através da prática e experiência direta.

O Yoga trará luz ao pensamento, melhorará a qualidade dos processos para entender suas necessidade e seus problemas”.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CONVITE - APRESENTAÇÃO DO DVD

DVD – PALESTRA

“Métodos para Aumentar a Força de Vontade”

Com Swami Niranjanananda Saraswati

“O Yoga deve se converter em um hábito, uma disciplina”

- Como mobilizar a mente e despertar a força de vontade?
- O que podemos levar do Yoga para nossa vida diária?
- Como podemos desenvolver uma atitude de Yoga em nossas vidas?



“Precisamos entender que, o mesmo esforço que empreendemos para trazer ao nosso corpo maior flexibilidade e agilidade, essa mesma quantidade de energia e vigor devemos empreender para superar nossos condicionamentos e tornarmo-nos mais construtivos e criativos. Por esta razão, é importante que possamos estabelecer uma atitude, uma forma de Yoga que possa nos elevar.”


\\\


“As pessoas crêem que para conseguir viver o Yoga têm que ser não violento, ter compaixão, ser compreensivo, generoso, mas isto é falso por que precisam começar com vocês mesmos, com o que vocês são agora”.



Assista à palestra que foi realizada no Congresso Internacional de Yoga em Bogotá/Colômbia e descubra através dos ensinamentos de Swami Niranjanananda Saraswati a todos estes questionamentos.

Dia: 25 de fevereiro de 2011 – sexta-feira
Horário: 19h
Local: Satyam – Espaço de Yoga
          Rua Governador Valadares nº 525 (Espaço Casa da Cultura)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SWAMI SATYSANGI NO BRASIL


Imagem:http: http://www.satyanandayoga.com.br/

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SWAMI SATYASANGANANDA SARASWATI- Satsangi

GRANDES VIDAS GRANDES MESTRES


Swami Satyasangananda Saraswati (carinhosamente conhecida como Swami Satsangi), nasceu na cidade de Chandernagore, Bengal Ocidental, Índia, em 24 de março de 1953, é a Peethadhishwari (guia espiritual), de Rikhiapeeth, o local de Sadhana (prática espiritual) de nosso grande mestre Swami Satyananda Saraswati. Desde sua chegada em Rikhia em 1989, ela dedicou-se ao estabelecimento do Rikhiapeeth, um local dedicado ao Sadhana Védico mais avançado, assim como um centro espiritual onde as pessoas de todo o mundo pudessem receber inspiração, ter a experiência de vida de um Ashram, experienciar a entrega e o serviço abnegado.

O Sivananda Math e o Sivananda Ashram, em Rikhia, são organizações que cresceram através dos cuidados de Swami Satsangi. Estas organizações trabalham para melhoria da comunidade pobre local, sempre seguindo os três preceitos: servir, amar e doar.


Os esforços incessantes de Swami Satsangi têm transformado a área inteira em um vibrante centro de energia que cuida de mais de duas mil crianças que vêm para o Ashram diariamente para aprender Inglês, computação, praticar Yoga, cantar Mantras, Poojas e Havans. Estas organizações também oferecem ajuda às viúvas e anciãos das aldeias, bem como contribui na assistência econômica e social para mais de trinta mil famílias aborígenes de cento e sessenta aldeias.

Desde o início de 1980, Swami Satsangi empreendeu viagens com Swami Satyananda e trabalhou diretamente ao seu lado até seu Mahasamadhi em dezembro de 2009. Pode dizer que ele preparou-a para sua missão, que se desenvolveu em Rikhia, o auxílio e melhora das condições de vida daquela região.


Swami Satsangi é uma autora verdadeiramente inspiradora, com profundo conhecimento sobre Yoga, Tantra, Vedas e Puranas. Ela tem sido capaz de articular e elucidar esses textos antigos de conhecimento espiritual para as massas, com clareza e eloqüência. Sua mais recente publicação, The Descent, é um comentário sobre famoso poema de Shankaracharya, Sri Saundarya Lahari, uma onda de bem-aventurança que inspira nossos corações. Seu livro mais consagrado, Tattwa Shuddhi: The Tantric Science of Inner Purification, descreve uma prática espiritual para a experiência mística interna que ela mesma desenvolveu e apresentou.



Swami Satsangi é uma professora ideal, uma mestra que absorveu os conhecimentos do Yoga e agora transmite a sabedoria dos ensinamentos do seu Guru. Em 2009 ela recebeu a orientação de Swami Satyananda, para viajar internacionalmente, levando a luz desses ensinamentos para todos. Em junho de 2010, Swami Satysangi iniciou esta jornada  pela Europa. Em 2011 participou de vários Seminários de Yoga, em Nova Zelândia, Eslovênia, Hungria e no Brasil, na cidade de São Paulo e Belo Horizonte. 



HARI OM TAT SAT

Fontes: 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

JAYA SWAMIJI

- DIA 14 DE FEVEREIRO - 
ANIVERSÁRIO DE SWAMI NIRANJANANANDA SARASWATI


JAYA SWAMIJI !!
OM PREM !!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA



Clique na imagem para ampliar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...