Pitr-Paksha é a quinzena que acontece no mês de setembro, mais especificamente no calendário Hindu de Ashwin e Bhadrapad (setembro e outubro). Durante toda essa quinzena é executado Shraddha, que significa devoção, um ato executado com toda sinceridade e fé. É um ritual dedicado aos antepassados, para que seus espíritos se sintam satisfeitos e descansem em paz. Esse ritual tem a permissão de Yamaraja (Personagem mitológico- deus da Morte).
Durante o período de Shraddha todas as atividades consideradas auspiciosas são suspendidas. As pessoas não investem dinheiro, não compram carros, casas, e não se casam durante esse período.
Os rituais são realizados normalmente em lugares sagrados como as cidades de Gaya, Varanasi e Haridwar. Geralmente ele é realizado pelo filho mais velho (o membro masculino mais velho da família). Os costumes e rituais variam de região para região. Algumas pessoas fazem jejum, outros deixam de comer carne, outros evitam comer cebola e alho, outras não cortam o cabelo e não fazem a barba durante esse período, e muitos cozinham a comida preferida do ancestral para realizar o ritual.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
domingo, 19 de setembro de 2010
POEMA
Quando o dia é escuro e sombrio
E o caminho difícil de encontrar
Não deixe seu coração temer
Mantenha este pensamento em mente.
É melhor ascender uma pequena vela
Que tropeçar na escuridão
Muito melhor ascender uma pequena vela
Tudo que você precisa é uma minúscula centelha.
Se todos fizermos uma prece para que o mundo seja livre
O amanhecer maravilhoso de um novo mundo nós veremos
E se todos ascendermos uma pequena vela
Sim, se todos ascendermos uma pequena vela
Que mundo brilhante nós teremos !
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Grande Vida Grande Mestre
No dia 8 de setembro de 1887, pertencente a uma família Brahmínica ortodoxa, nasce Kuppuswamy, conhecido posteriormente como Swami Sivananda Sarawati.
Ao chegar à Índia começou sua peregrinação. Recebeu um Darshana (visão) em Benares do Swami Visyanath, visitando Mahatmas (grande almas) e templos. Posteriormente por sugestão foi para Rishikesh no desejo de procurar um lugar para a meditação solitária. Já estando a quase um mês em Rishikesh no dia 1º de junho de 1924, encontrou seu Guru Swami Visvananda Saraswati, no qual foi iniciado na ordem de Sannyassi, ganhando nesse dia o nome de Swami Sivananda Saraswati.
Sivananda e seus discípulos
A partir daí Swami Sivananda vestiu a roupa de renunciante, comeu para viver, e viveu para servir a humanidade. Um pequeno e pobre Kutir (cabana), que não era utilizado pelos outros, infestado por escorpiões, protegeu-o da chuva e do sol. Vivendo neste Kutir, ele realizou intenso Tapas (austeridades), observando o silêncio e o jejum. Por dias e dias ele jejuava sucessivamente. Ele mantinha um estoque de pão em seu alojamento, e por uma semana assim passava, junto com a água do Ganges. Ele se levantava e se banhava com a fria água do Ganges no inverno apela manhã, antes de iniciar seu Japa (repetição de Mantra) e só saia depois do aparecimento do sol.
Swami Sivananda com um Sadhu
Swamiji nunca negligenciou o atendimento aos doentes. Ele visitou as cabanas dos Sadhus com remédios, servia-os, e lavava seus pés. Pedia alimentos em benefício deles e os alimentava com suas próprias mãos quando eles estavam doentes. Servia água do Ganges para eles e limpava seus Kutirs. Se fosse necessário, ele mantinha vigília noite adentro, do lado da cama do Sadhu doente.Em 1927 abriu um consultório de caridade em Lakshmanjula para servir aos peregrinos.
• No dia 28 de Dezembro de 1945, e estabeleceu a Federação Mundial dos Sadhus;
• Organizou a Federação Mundial das Religiões, no dia 19 de Fevereiro de 1947;
• O Yoga-Vedanta Forest Academy estabeleceu-se no ano de 1948, dando treinamento espiritual sistemático para os Sadhakas residentes, e também para beneficiar os visitantes simpatizantes;
• Em 1950 realizou rapidamente uma viagem por toda a Índia e pelo Ceilão (Sri Lanka), para comunicar sua mensagem divina por toda a extensão do país. Ele realmente despertou a consciência moral no coração das pessoas;
• Estabeleceu o Parlamento Mundial das Religiões no ano de 1953, no Sivanandasahrama;
• O Hospital de Olhos Sivananda foi aberto em Dezembro de 1957;
• O Yoga de Swami Sivananda, realiza um harmonioso desenvolvimento das “mãos”, “cabeça” e “coração”, pelo intermédio da prática de Karma-Yoga, Jñana-Yoga e Bhati-Yoga.
Sw Sivananda com Satyananda
- http://www.gita.ddns.com.br/bgitasivananda/bgita.php
- Sua Santidade Sri Swami Sivananda Saraswati Maharaj -
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
SHIKSHAK DIVAS
No dia 5 de setembro é comemorado na Índia, o Dia do Professor, em honra ao Dr. Sarvepalli Radhakrishnan, filósofo indiano e estadista, nascido nesse dia no ano de 1988. Foi o primeiro Vice-presidente de Índia (1952–1962) e subseqüentemente o segundo Presidente de Índia (1962–1967). Seu grande mérito foi ter construído uma ponte entre Leste e Oeste tendo mostrado que os sistemas filosóficos de cada tradição pode ser compreensíveis dentro das condições do outro.
domingo, 5 de setembro de 2010
CALENDÁRIO HINDU - SETEMBRO
- Krishna Janmashtami: Quinta-feira, 02-09-2010
- Shikshak Divas/ O Dia do Professor: Domingo, 05-09-2010
Ganesh/Vinayak Chaturthi: Sábado, 11-09-2010
- Vishwakarma Puja: Sexta-feira, 17-09-2010
- Anant Chaturdasi: Quarta-feira, 22-09-2010
- Pitr-Paksha: Sexta-feira, 24-09-2010
RAKHI ou RAKSHA BANDHAN
A palavra “Rakhi” significa um laço de proteção e a palavra "Raksha Bandhan" significa que o forte tem que proteger o fraco de tudo aquilo que é mau. Raksha Bandhan ou Rakhi é uma ocasião especial para celebrar a relação sagrada de um irmão e uma irmã, cuja união é feito amarrando uma linha ao redor do pulso. Este ritual foi popularizado primeiro por Rabindranath Tagore (poeta indiano) para promover o sentimento de unidade e um compromisso a todos da sociedade para proteger um ao outro e encorajar uma vida social mais harmoniosa. Este ano foi realizado no dia 24 de agosto, no qual as irmãs amarram o Rakhi sagrado no pulso direito do irmão e reza para uma longa vida a eles.
Este ritual não só fortalece o laço de amor entre os irmãos e irmãs, mas também transcende os da família. Todavia pode-se também amarrar um Rakhi nos pulsos de amigos íntimos e vizinhos, objetivando uma vida social harmoniosa onde todo indivíduo co-existe pacificamente como os irmãos e irmãs. Todos os membros da comunidade prometem proteger uns aos outros e a sociedade.
Segundo a lenda Hindu, o personagem mitológico Indra (principal divindade do primeiro período dos Vedas. Deus da fertilidade e da guerra), estava quase derrotado em uma longa batalha contra os Asuras (demônios). Cheio de remorso, ele buscou o conselho de Guru Brihaspati (Sacerdote conselheiro, considerado o ‘Senhor das Formulas Sagradas’) que sugeriu para o sorte dele o dia auspicioso de Shravan Purnima (dia da lua cheia do mês de Shravan – agosto/setembro, Dia de Rakhi). Naquele dia, a esposa de Indra e Brihaspati amarraram uma linha sagrada no pulso de Indra que então atacou o demônio com força renovada e o derrotou.
Pode-se dizer que os rituais de Rakhi abrem canais de expressão, ajuda a eliminar as tensões da sociedade, induz ao sentimento de amor ao próximo, e principalmente nós dá a oportunidade de refazer nosso papel como seres humanos, além de trazer alegria para vida das pessoas.
Maiores informações:
http://www.raksha-bandhan.com/