sexta-feira, 30 de julho de 2010

YOGA E RELIGIÃO

Yoga e Religião
A palavra religião vem do latim religare, que tem como significado “união”. A palavra Yoga vem do sânscrito, da raiz Yug, que também significa “união”. A unidade do Ser com o Ser Superior é o significado da palavra religare, e também o da palavra Yoga.

Infelizmente ainda existem teorias de uma suposta ligação entre o Yoga à religião, ao hinduismo ou ao Budismo, porém a prática do Yoga não depende de uma filosofia ou de um credo. Muitas pessoas temem que por praticar Yoga sua fé religiosa possa ser esquecida ou mesmo atrapalhar sua religião. Esse conceito errôneo é fato e surgiram devido a alguns movimentos religiosos como os Hare Krihsna que vieram para o ocidente no século passado.

Entretanto, o Yoga pode aprofundar a fé religiosa das pessoas, seja ela qual for sua religião. Nossas idéias e conceitos transformam com tempo. Distintas civilizações e culturas surgem e se acabam. Transformam os pensamentos, idéias, pontos de vistas e religiões, porém a verdade básica é a mesma.

Segundo Swami Niranjanananda Saraswati, sempre existiu um esforço individual por entender o transcendental e divino. Não importa que nome dê a este processo de compreensão, o processo será o mesmo em qualquer lugar do mundo. Já foram comprovados que antigas culturas no Egito, Grécia, Noruega, Suécia e Dinamarca, tiveram o Yoga como parte de suas religiões. Os índios Norte Americanos e as civilizações indígenas da América do Sul tiveram também o Yoga como parte de sua cultura. A religião dos índios americanos era distinta da que existia no Egito, que por sua vez era diferente das idéias, crenças e conceitos dos países escandinavos, porém as práticas eram similares e em alguns casos eram as mesmas. Isto foi provado pelos descobrimentos de escavações de antigas civilizações, cidades e culturas perdidas. Os arqueólogos descobriram estatuas em posturas tradicionais de Yoga. Na Colômbia foi descoberta estatuas de aproximadamente sete e oito mil anos fazendo clara e inegavelmente posturas de Yoga. Assim através de grandes estudos concluiu-se que apesar das aparentes diferenças filosóficas, ideológicas e religiosas entre as diferentes culturas e civilizações, o esforço para descobrir o Ser era uma atividade e um empenho compartilhado por todos os habitantes da antiguidade.

Seja qual for o motivo, social, político ou da própria natureza o fim dessas civilizações fez desaparecer as práticas do Yoga. Mas, toda essa ciência por algum motivo conservou na Índia, e se fez parte do estilo de vida dos indianos. Comprova-se isso, nos Vedas (escrituras antigas) que existem diferentes tipos de Yoga, Pranayamas (técnicas de respiração) e Asanas (posturas) e sua origem se remota por volta de 5.000 anos a.C.

Então se pergunta: como o Yoga enriquece a vida religiosa ou espiritual de um praticante independente de sua religião? A resposta é a mesma dada a um Cristão, Hindu ou Budista: através do equilíbrio gerado no sistema nervoso e pela calma gerada na mente através das várias técnicas posturais, respiratórias, de relaxamento e de meditação. A herança do Yoga é suficientemente grande para que qualquer um encontre as técnicas corretas que não irão entrar em conflito com seus credos pessoais. Mais do que isso, muitos religiosos encontrarão no Yoga muitas idéias e sentimentos em comum, como a não-violência, a caridade, a devoção, o serviço altruísta, o perdão, o auto-conhecimento, etc.

Necessitamos mais do que nunca cuidarmos do nosso corpo, não somente para manter e evitar certos tipos de doenças “modernas”, mas para cuidar do nosso bem mais precioso que é nosso corpo, pois a vida depende do corpo, e a morte do corpo finaliza a vida. Precisamos não só de qualidade de vida, mas vida com qualidade, e para isso precisamos descobrir a nos mesmos como indivíduos com todos os nossos limites, mas também despertar nossas potencialidades, nossa natureza mais elevada e nosso ser cósmico. Swami Satyananda Saraswati, um grande mestre de Yoga da atualidade afirma que: “O Yoga não é um mito caído no esquecimento. É mais valiosa herança do presente. É uma necessidade essencial para o hoje e a cultura do amanhã”.

domingo, 25 de julho de 2010

GURU POORNINA - 25 JULHO

GURU POORNINA - DIA DO GURU

O Guru Poornima é a lua mais cheia do ano, no mês de Ashad (julho-agosto), é considerado como o Dia de Guru, um dia sagrado para a memória do grande sábio Vyasa, que editou os quatro Vedas, escreveu os 18 Puranas, o Mahabharata e o Srimad Bhagavata. Este é um dia sagrado, auspicioso, onde os aspirantes espirituais, devotos e discípulos reverenciam seus Gurus através de Pujas (oferendas) e atos de adoração, em honra à sua personalidade divina. Esse ano se comemora no dia 25 de Julho, porém em alguns Ashram (Comunidade Yogi) começa comemorar no dia 23 com término do dia 25 de Julho.

Guru significa literalmente o que dissipa a escuridão que está obstruindo para a consciência superior. É o que dissipa os defeitos, a escuridão psíquica, esse é o significado literal de Guru. Porém, em outros termos pode-se dizer que Guru significa mestre espiritual. Conforme Swami Satyananda Saraswati: “Assim como o sol e a lua saem pelo oriente e dissipa a escuridão, da mesma maneira, o Guru chega à vida do discípulo para despertar e iluminar suas potencialidades latentes”. Gurus são considerados a ponte entre o individual e o imortal, entre o indivíduo e Deus.

Todos nós precisamos de uma direção, uma meta, uma orientação para um olhar mais profundo para nossa vida, para nosso crescimento espiritual. Necessitamos de uma luz no nosso caminho, mas necessitamos mais ainda de saber como ascender essa luz, que já existe dentro da cada pessoa, porque na maioria das vezes não nos damos oportunidade de ascendê-la e não sabemos como. E é nesse momento que o Guru nos ajuda a dissipar a escuridão e ascender a nossa luz, através de sua presença de espírito.

Ratnashakti, uma discípula, compara o Guru como uma árvore da espécie mangueira. A árvore produz a fruta para os outros se beneficiarem, e não para se alimentar. Assim o Guru é a arvore e o discípulo a fruta. O Guru atrai seus discípulos, assim como as flores da árvore. Depois lentamente as flores transformam em pequenas mangas e há seu tempo estas vão crescendo, passam por tempestades, ventos fortes, pragas, e outras turbulências, mas a árvore esta lá, forte, firme porque suas raízes se aprofundam no chão, dando força, energia, passando seus nutrientes a essas pequenas frutas para cada vez mais crescerem. E essa conexão entre a manga e árvore de um pequeno talo, vai se tornando cada vez mais forte até amadureceram e o propósito da arvore é cumprida – doar aos outros.

O Guru Stotram diz:

Gururbrahma Gururvishnuh Gururdevo Maheshvarah.
Guru é a Brahma, o Guru é Vishnu e o Guru é Shiva.

O Guru é Brahma porque ele cria para o discípulo dele um mundo novo e maravilhoso; ele é Vishnu porque ele sustenta e o protege, ele é Shiva porque ele aniquila o mundo de individualidade. O Ramacharitamanas (poema épico Hindu) disse que ninguém pode cruzar o oceano de Samsara (ciclo de nascimento e morte do universo) sem a ajuda do guru, até mesmo se ele é Brahma ou Shiva.

Dedico esse dia a todos os Gurus e em especial os da linhagem de Satyananda Yoga: Swami Sivananda, Swami Satyananda, Niranjanananda e Satyasangananda Saraswati.

JAYA GURUDEVA !!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Frase de Swami Niranjan


A RAIZ DA VIDA

“O que vemos por cima da terra não é a parte mais importante da árvore, o que está debaixo da terra é o que é o mais importante. Se cuidar das raízes não tem que preocupar pelo restante da árvore que se vê. O mesmo se pode aplicar em nossa vida, porque nosso corpo é como um tronco, os sentidos são como os ramos, os desejos e pensamentos são como as folhas, as flores e os frutos. Porém, a raiz de nossa vida é o Espírito e temos que alimentar, e espiritualidade significa a raiz da vida.”

Swami Niranjanananda Saraswati

Foto: Mangueira centenária
Fazenda Bom Jardim

quarta-feira, 14 de julho de 2010

14 de Julho - 47 anos do Mahasamadhi de Swami Sivananda

ANIVERSÁRIO DO MAHASAMADHI DE SIVANANDA


A quarenta e sete anos atrás, exatamente no dia 14 de Julho de 1963, Swami Sivananda entrou em Maha Samadhi (deixou seu corpo físico), com 75 anos. Pouco antes de abandonar o corpo físico em seu Kutir (cabana para práticas espirituais) pediu para beber um copo com água do Ganges e disse: “Estou perfeitamente bem!”.

Swami Sivananda foi um Jivanmukta (alma liberada) reconhecido em todo o mundo, deixando vários discípulos. Sua vida foi um exemplo de serviço para a humanidade, foi o fundador do The Divine Life Society – Sociedade da Vida Divina. Seus ensinamentos podem ser resumidos em seis palavras: “Sirva, ame, doe, purifique, medite, realize." Abaixo uma frase de Sivananda sobre estes ensinamentos.

"Servir, Amar, Doar, Purificar, Meditar, Realizar,
Ser Bom, Fazer o Bem, Ser Amável, Ser Compassivo."

"Reflita profundamente sobre estas palavras maravilhosas que revelam o segredo da harmonia, da paz, alegria, sucesso e bem-aventurança. Lembre-se que o sal da vida é o serviço desinteressado, o pão da vida é o amor universal, a água da vida é a pureza. Portanto, sirva, ame e seja puro. A fragrância da vida é generosidade; a doçura da vida é a devoção; o pivô da vida é a meditação. A meta da vida é a Auto-realização. Sendo assim, seja puro e generoso. Seja bom e faça o bem. Seja amável e compassivo. Medite e realize o Eu. "

Hari Om Tat Sat

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festival das Carruagens - RATHA-YATRA

RATHA-YATRA


Dia 13 de Julho é comemorado o Ratha-Yatra, ou Festival das Carruagens. É celebrado na cidade de Puri, Índia, por milhares de anos, tornando-o uma das celebrações religiosas mais antigas e famosas do mundo. Além da Índia esse festival é celebrado em várias cidades do mundo como Nova Iorque, Los Angeles, Washington, Londres, Paris, Zurique, Sidney e até mesmo no Brasil.

Esse Festival está associado às deidades Jagannath, que acreditam ser um Avatar de Vishnu, e também de Balabhadra (ou Baladeva) e Subhadra. O Festival começa com o Ratha Prathista, onde as deidades são adoras dentro do Templo, mas o Ratha Tana, ou o puxar da carruagem, é o grande ápice, onde três carruagens enormes e ricamente enfeitadas são levadas as ruas para que os devotos possam empurrar, ver e serem abençoados.


As três carruagens pertencem às deidades de: Jagannatha a mais alta com 14 metros e 16 rodas e é chamada de Nandighosa; Balabhadra a do meio chamado de Taladhwaja tem 13,4 metros e 14 rodas; e Subhadra a menor conhecida como Devadallan tem 13 metros e doze rodas.

O conceito das carruagens foi explicado no Kathopanishada (livro sagrada do Hinduismo e o terceiro dos 108 Upashishads) nas palavras seguintes:

Atmanam rathinam viddhi sareeram rathamevatu
Buddhim tu saarathim viddhi marah pragrahameva cha.

O corpo é a Carruagem e a alma é a deidade instalada na carruagem. A sabedoria age como o cocheiro que controla a mente e os pensamentos.


domingo, 11 de julho de 2010

GRANDES VIDAS GRANDES OBRAS

NOVO MARCADOR

Impossível falar de Yoga, da Índia, da tradição filosófica e da cultura indiana sem falar dos grandes mestres que ali nasceram, viveram (e vivem), dedicaram (e dedicam) sua vida a grandes obras e grandes missões. Por isso hoje inauguro mais um marcador (assunto) para o Blog Satyam – Espaço de Yoga, cujo tema é: GRANDES VIDAS GRANDES MESTRES.

Nesse espaço estarei postando um pouquinho da vida das pessoas que deixaram de herança para nós a semente da sabedoria e do conhecimento, ou que ainda estão neste plantio. Pouco, porque sei que grandes são as obras desses grandes homens, e o espaço é pequeno pelo tamanho deles.

Espero que através desse novo marcador, posso contribuir levando conhecimento e inspiração às pessoas.

Hari Om Tat Sat

JAGATAGURU ADI SHANKARACHARYA

ADI SHANKARACHARYA


Jagatguru Adi Shankaracharya nasceu no século VIII (788-820 d.C.) em Kaladi, uma aldeia em Kerala Central, sendo o único filho de Sivaguru e Aryamba, um casal de devotos Nambudiri Brahmin. É considerado o maior filósofo que a Índia ou o mundo conheceu. Ele é único na história do mundo, que têm os atributos de um filósofo, um devoto, um místico, um poeta e um reformador religioso.

Shankaracharya foi uma criança prodígio tendo tendências ascéticas, completou os seus estudos Védicos aos 8 anos de idade, iniciando aí sua missão divina. Nessa época estava ocorrendo uma desintegração das religiões, o Hinduísmo estava dividido em inúmeras seitas, em oposição uma com a outra, corrompendo assim a pureza e o espírito religioso. Era necessária uma urgente integração religiosa e espiritual no país, e exatamente nessa época Shankara (como também era conhecido) estabeleceu firmemente a filosofia Advaita Vedanta como a base unificadora essencial da religião Hindu. Ele trouxe harmonia religiosa, coerência espiritual e regeneração moral ao país.

Após deixar Kaladi, Shankara perambulou pelo Sul da Índia e finalmente chegou às margens do rio Narmada em busca de um Guru. Ali, ele conheceu Govinda Bhagavatpada, um discípulo proeminente do grande Gaudapada da reputação Mandukya Karika. Govindapada aceitou-o como seu discípulo e iniciou-o nas complexidades de Vedanta. Após cerca de 7 anos, quando Shankara completou os seus estudos Védicos e Sadhana (prática), o seu Guru disse-lhe para regressar a Kasi, a antiga cidade de ensino e espiritualidade, e espalhar a mensagem de Advaita Vedanta a parir dali escrevendo comentários aos Brahma Sutras, Upanishads e Bhagavat Gita.

Como tinha sido instruído, ele dirigiu-se a Kasi e ali, em pouco tempo, tornou-se o maior escritor da filosofia Vedanta. Após ter-se estabelecido em Kasi, Shankara iniciou uma grande viagem pela Índia para uma Dig-Vijaya, conquista espiritual, sob instruções específicas do sábio Veda Vyasa que o abençoou com uma visão enquanto Shankara escrevia o Brahma Sutra Bhashya. Sri Shankara e os seus discípulos viajaram por todo o país refutando falsas doutrinas e purificando práticas censuráveis que estavam na moda, em nome da religião.

Shankara reformulou e reestruturou o sistema presente de Sannyasa como é seguido na Índia atual, fundando assim a tradição do Dashinami Sannyasa. Foram construídas dez ordens diferentes (dashinami - dez nomes) de Sannyasa, sendo esta uma das mais organizadas e difundidas instituições da Índia, que muitos respeitáveis Gurus da atualidade seguem, como Swami Sivananda e Swami Satyananda Saraswati e toda sua linhagem.

Cada ordem de Sannyasa foi dado um diferente nome: os que viviam nas colinas eram conhecidos como Parvatam, os que moraram em lugares de peregrinação como Teertham, os que moraram em cidades grandes como Puri, os que eram instruído nas tradições bíblicas eram conhecidos como Bharati, os que eram brilhantes, que teve gênios, era conhecido como Saraswati. Além desses há também os Giri, Sagar, Vanam, Aranyam e Ashramam - todos os nomes estavam de acordo com a situação que os monges viviam.

Shankara também estabeleceu os Maths (centros religiosos, mais formais que um Ashram) em quatro lugares: no norte o Joshi Math no caminho de Badrinath; no leste o Puri Math perto de Jagannath; no oeste Dwarika; e no sul o Shringeri perto de Mysore (tradição de Saraswati). Ele escolheu estes belos lugares de ambientes naturais por entre montanhas cobertas de neve, florestas e rios ou costas do oceano, lugares onde o céu e a terra se encontram e transportam o pensamento do homem a alturas sublimes. Cada discípulo ficou responsável por um Math. O estabelecimento destes Maths indica a realização de Sri Shankara da unidade física e espiritual da Índia.

Sri Sankara edificou fortemente a religião Hindu através da sua exposição racional e científica da filosofia dos Upanishads para que o Sanatha Dharma (cultura eterna) pudesse enfrentar todos os desafios durante as mudanças da história até aos tempos modernos. A mensagem de Shankara é uma mensagem de esperança e otimismo. Ele diz que o homem não é uma finalização, um produto acabado; ele tem um potencial divino nele mesmo que é para ser descoberto através de evolução auto-consciente.

A Tradição de Dashnami Sannyasa ainda continua carregando a mensagem eterna dele, através de seus discípulos, da síntese de todas as convicções que culminam em Advaita, a visão monástica da realidade na qual todas as coisas são compreendidas, no final das contas, para ser um.

Abaixo foto dos Maths:

Shringeri Math

Badrinath

Puri Math

Dwarika Fontes: www.yogavaidika.com
www.yogamag.net

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Grupo Destino e Satyam - Espaço de Yoga

GRUPO DESTINO E SATYAM - ESPAÇO DE YOGA

Camiseta do Grupo Destino e livro doado "Doutor Autodomínio"

O GRUPO DESTINO - Desenvolvimento Esportivo como Técnica de Inclusão Social é uma ONG (Organização não Governamental), sem fins lucrativos, registrada em agosto de 2009, por uma equipe multiprofissional, composta por voluntários altamente envolvidos em iniciativas sociais, na comunidade patrocinense. Nossa missão é contribuir no desenvolvimento cultural e esportivo como técnica de inclusão social de crianças e adolescentes, de escolas públicas, promovendo o protagonismo juvenil com alegria e dignidade.

Atualmente o GRUPO DESTINO já está com dois Projetos em andamento:

* PROJETO 1 - 'EU CONSTRUO MEU DESTINO''
Projeto que beneficia os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, em parceria com a Escola Estadual José Eduardo de Aquino, sendo desenvolvidas atividades como oficinas, palestras e seminários. Temas desenvolvidos: projeto de vida, cidadania, diversidade cultural, orientação profissional, relações interpessoais, direitos humanos e ética, educação ambiental e consciência planetária, Yoga e natureza interna, ministrado pelos sócios fundadores do GRUPO DESTINO com disponibilidade de trabalho a partir das 19 horas.

* PROJETO 2 – “CAMISA 10”
Lançado com muito entusiasmo pelos fundadores e beneficiários no dia 7 de maio de 2010, no Poliesportivo Camisa 10. O Projeto beneficia aproximadamente 30 crianças de 10 a 13 anos da Escola Estadual José Eduardo de Aquino. A viabilização deste projeto deve-se a disponibilidade e sensibilidade social dos proprietários do Poliesportivo Camisa 10 que fecharam um Termo de Compromisso de Parceria. Oficinas desenvolvidas nesse Projeto: Yoga, Arte-educação, Futsal, Voley e Xadrez.

O Satyam - Espaço de Yoga incentiva e participa de ambos os Projetos, através dos ensinamentos do Yoga, pois acredita que a formação humana ajudará a construção de projetos de vida mais dignos, pois está trabalhando a pessoa por inteiro: o corpo, a cabeça e o coração.

Crianças do Grupo Destino, Sócios fundadores, voluntários e representante da Escola J. E. de Aquino

Time de futebol em alongamento com Prof. voluntário - Filipe

Time de futebol - crianças e Prof. Voluntário João

Treinamento de Voley

Treinamento de Voley

Prática de Yoga

Prática de Yoga

Projeto "Eu Construo meu Destino"


INCLUSÃO SOCIAL É NOSSO DESAFIO

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CALENDÁRIO HINDU - JULHO

JULHO 2010

- Rath Yatra: Terça-feira, 13-07-2010
- Guru Purnima / Asadha Purnima: Domingo, 25-07-2010

Fim do 1º Semestre

Estamos exatamente na metade do ano, seis meses se passaram.
Alguns planos foram traçados, algumas metas alcançadas, às vezes faço uma pausa, mas sei que a muita coisa ainda a fazer ... e a busca é linda, eterna e incansável.
E nesta busca lembro-me de uma frase de Paulo Freire que muito me encanta:

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...