segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Frase de Shree Rajneesh - "Osho"


" A vida é um mistério, e nem sempre é possível encontrar explicações para o que está acontecendo com você e por que está acontecendo. "

Shree Rajnesssh

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dia de Triruvalluvar

Dia de Thiruvalluvar
(Tâmil: திருவள்ளுவர்)
Terça-feira - 15/02/2010



Thiruvalluvar foi o honrado poeta de Tâmil Nadu (um dos 28 estados da Índia, cuja língua oficial é o Tamil) que há 2000 anos criou Thirukkural uma grande obra-prima de 1330 versos que lida com a Virtude, a Riquezas e o Amor, contêm 133 capítulos que informam aspectos diferentes de virtudes humanas e vícios. Thirukkural é dividido em três seções, a primeira fala de “Aram” que representa o fazer com consciência e honra; a segunda seção discute realidades de “Porul” ou fatos de vida; e terceira e última enfatiza “Inbam” os prazeres mundanos. A Primeira seção tem 38 capítulos, a segunda tem 70 e o terceiro 25 capítulos. Cada capítulo consiste em 10 versos ou “Kurals” que fazem os 1330 de versos totais. Essa obra foi considerada um código de viver, uma bíblia, para muitos indianos do Sul do país. A preocupação primária dessa obra está com o mundo inteiro e de acordo com o poeta, a prosperidade e a adversidade do homem, o céu e o inferno, o presente e o futuro deles são produtos das suas próprias ações.

Há uma estátua de Thiruvalluvar de 133 pés de altura (medida americana que equivale a 40,54m) erguida no pico de Kanyakumari, uma vila no estado Tâmil Nadu, do subcontinente Indiano, que também é conhecido como Cabo Comorim, onde o Mar Árabe, a Baía de Bengal, e a confluência de Oceano Índico se encontram. O 133 pés denota os 133 Capítulos de Thirukkural e os três dedos da estatua, representa os três temas Aram, Porul e Inbam.

= Mapa a esquerda representando a Índia em amarelo e ao Sul o Estado de Tamil Nadu destacado em cor laranja.


Mapa do Estado de Tamil Nadu, logo abaixo
verifica-se a vila de Kanyakumari

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MAHA SHIVARATRI

MAHA SHIVARATRI

Festival conhecido como "A Noite de Shiva" que comemora a noite da adoração a Shiva (personagem mitológico, mestre e criador do Yoga, principio universal de destruição com o intuito de renovação), que acontece na décima quarta noite da lua nova, considerada uma noite sem luar, escura. Na Índia, as cerimônias acontecem à noite, pois é dito que Shiva executa o Tandava Nritya ou a dança de criação primordial, preservação e destruição, onde os participantes vocalizam Om Namah Shivaya e outros mantras.

Shivaratri simboliza a noite escura através da qual a alma tem que passar em sua jornada em direção à iluminação. Shiva simboliza também nossa força transformadora em direção a uma vida mais plena.

Para os hindus, a Lua rege a mente. No momento que antecede a sua renovação, temos a oportunidade de transformá-la, liberando-a de todos os obstáculos que escurecem nossa consciência da Unidade e de uma vida mais plena.
Este é um bom momento para meditarmos e entoarmos o mantra de Shiva.
Om Namah Shivaya

CALENDÁRIO HINDU - FEVEREIRO

A partir deste mês estarei divulgando o Calendário Hindu de cada mês especificamente, e posteriormente o significado de cada data.

FEVEREIRO de 2010:
- Maha Shivaratri: Sexta-feira, 12/02/2010
- Dia de Thiruvalluvar: Terça-feira, 15/02/2010
- Holi: inicia Domingo 28/02/2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...