quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

YOGA PELO MUNDO - Parte II

YOGA POORNINA




Cinco dias após o termino do SAT CHANDI MAHAYAJNA, que é o culto a Energia Cósmica (ver Yoga Pelo Mundo no texto abaixo) começou o YOGA POORNIMA que é o culto a sua contraparte a Consciência Cósmica – Shiva. Assim, um evento faz o culto a figura materna, e o outro a figura paterna do universo e cria um círculo completo de total experiência.

Shiva é o Senhor dos Três Olhos, é o que nos protege das dificuldades, perigo e aflições de qualquer tipo, nos dá boa saúde e vida longa. Está em toda parte, na água, na terra, no céu, nas montanhas e em muitas outras formas. É Adi Guru, que significa o primeiro Guru que gera o conhecimento e de quem evoluciona o Parampara Guru (conhecimento passado de Guru para discípulo). Shiva é Satyam – verdade, Shivam – bons presságios, e Sundaram – beleza.

O primeiro Guru Poornima foi realizado em 2008 como tributo ao nascimento de Swami Satyananda Saraswati, devido a sua enorme contribuição no campo do Yoga. A base desse evento será a veneração e o culto do Shivalingan (representação simbólica para adoração do personagem mitológico, deus hindu – Shiva) com os antigos hinos Védicos Rudri e Mahamrityunjaya conduzidos por experientes Pandits de Varanasi (Hindu responsável por preservar a tradição Védica). Mahamrityunjaya é uma técnica centenária do Veda Krishna Yagur que outorga saúde, abundância vida longa, paz, prosperidade e contentamento.

Guru é a luz que brilha resplandecentemente como a lua cheia e dissipa a escuridão, a ignorância e nos trás esperança, felicidade e inspiração. Yoga Poornima é a oportunidade de reconectar, de dedicarmos ao Guru, de invocar a Graça radiante de sua energia recitando Mantras sagrados, orações e cantando Kirtans.

Swami Satyananda uma das maiores autoridades de Yoga atualmente, dedicou toda sua vida com entrega e total dedicação a seu Guru Swami Sivananda, que lhe deu o mandato de revelar a verdadeira essência do Yoga por todos os continentes. Swami Satyananda cumpriu essa missão sendo um exemplo de dedicação, rendição, compaixão e serviço a seu Guru e a humanidade.

O Yoga Poornima começou este ano no dia 28 de novembro tendo seu término no dia 02 de dezembro, com uma linda celebração para receber as bênçãos de Shiva

Shiva

Swami Sivananda

Swami Satyananda Saraswati

Fonte: www.yogavision.net

Fotos: internet

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

YOGA PELO MUNDO

SAT CHANDI MAHAYAJNA


A cada ano no distrito de Rikhiapeeth, estado de Jharkhand, na Índia ocorre à cerimônia de SAT CHANDI MAHAYAJNA, na ocasião do Sita Kalyanam, no Paramahamsa Alakh Bara (Ashram de Swami Satyananda). Sat Chandi Mahayajna é uma cerimônia em honra a deusa Chandi para invocar a graça e bênçãos da Mãe Universal, a Força Cósmica representada pela beleza, força compaixão e graça, cuja graça nos devolve o equilíbrio, a paz e a harmonia, não só em nível individual como em escala global. É a oportunidade para se aproximar do poder divino da Shakti Suprema (energia primordial, consciência manifesta, poder, força da criação) e estabelecer uma conexão inquebravel com ela, para que sua compaixão e graça caiam sobre todos e elimine problemas físicos, mentais e espirituais.

Em todo o período da cerimônia que este ano foi realizado no dia 17 a 21 de novembro, ocorrem à oferenda ao fogo, Satsang (momento para estudo e reflexão) e Prasads (doações que são repartidas para os devotos). Esse é o momento para restaurar o equilíbrio social, econômico, ecológico e espiritual de todo o planeta, através de poderosos Mantras, Yantras e Mandalas, que são as ferramentas básicas utilizadas em um Yajna Trântico, para que se manifeste o poder divino.

Desde 1995 ocorre essa cerimônia, que através dela pode-se notar uma profunda transformação nesse distrito, pois essa era uma região extremamente pobre, e com o passar dos anos verifica-se o progresso da região, cujo local atraí hoje multidões de todos os continentes durante essa cerimônia.

Durante os cinco dias do evento os participantes têm a oportunidade de receber um Darshan (energia do Guru que proporciona conhecimento verdadeiro e revelações) de Swami Satyananda Saraswati, pois o mesmo estará presente estes dias, cuja presença é considerada uma imensa benção.

Outra característica dessa cerimônia são as Kanyas (meninas inocentes e puras que leva a pureza dos deuses). Essas crianças são o veículo perfeito para invocar a graça e as bênçãos da energia de Devi (mãe raiz da criação, deidade feminina, deusa hindu). Através de seus cantos preciosos de versos Védicos, Kirtans (canto de Mantras realizado de forma extrovertida) e orações, a graça é transmitida a todos, e, quando se presencia a inocência dessas crianças, pode-se reconectar com a criança que cada um leva dentro de si e chamar a Devi com o coração aberto.

Ocorrem muitas coisas nesta vida terrena que nos produzem dor e aflição. Esta angustia pode ser removida pela graça divina de Devi, a Força Cósmica. Este é o propósito de Sat Chandi Mahayajna”.
Swami Satyananda Saraswati


Swami Satyananda Saraswati durante uma
cerimônia do Sita Kalyanan




Swami Niranjanananda Saraswati e Swami Satyasagananda Saraswati

Doações

Alegria de uma participante ao receber a doação

Kanya

Fonte: http://www.yogavision.net/

Fotos: retiradas da internet e doação de amigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...