domingo, 19 de julho de 2009

FRASES SOBRE RESPIRAÇÃO

POR QUE É IMPORTANTE TER UMA BOA RESPIRAÇÃO?



MELHOR REMÉDIO ANTE-STRESS

Respiração profunda e lenta é provavelmente o melhor remédio ante stresse que temos. Quando você trás o ar a parte inferior dos pulmões, onde a troca de oxigênio é mais eficiente, tudo muda. O batimento cardíaco fica mais lento, a pressão sanguínea decresce, os músculos relaxam, a ansiedade diminui e a mente acalma. Respirar dessa forma dá às pessoas um senso de controle sobre seus corpos e suas emoções que é extremamente terapêutico.” James Gordon
James Gordon – professor clínico de psiquiatria na Universidade de Georgetown, fundador e diretor do Centro para Medicina de Mente-Corpo, que ensina a respiração profunda à maioria de seus pacientes.

"Respirar é efetivamente a origem da vida. "
Lobsang Rampa –Lama Tibetano

Técnica mais simples e mais poderosa para porteger sua saúde”
Andrew Weil – professor clínico de medicina interna da Universidade do Arizona em Tucson.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

CURSO - TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO

CURSO

TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO PARA MELHORAR A SAÚDE

RESPIRAÇÃO - CONSCIÊNCIA - ENERGIA

A respiração é o ato primordial de nossa vida.

O Yoga considera a respiração um processo de extrema importância, pois é o meio mais vital que o corpo tem para absorver a energia (Prana).

Nesse curso será apresentado o mecanismo respiratório através da anatomia e fisiologia e a importância de ter uma correta respiração para mantermos a saúde física, mental e emocional.

Todas as técnicas utilizadas são do Yoga, que tem como objetivo:
* Ensinar como respirar corretamente, tendo a conscientização do ato respiratório;
* Ampliar a capacidade pulmonar;
* Diminuir a ansiedade e o stress;
* Utilizar técnicas de respiração que relaxa, equilibra, ativa a energia do corpo e da mente;
* Aliviar problemas respiratórios como: sinusite, alergias e rinites.

Público Alvo: todos aqueles que estejam interessados em aprender a respirar corretamente e melhorar sua qualidade de vida.

Dias: 07, 14, 21 e 28 de agosto de 2009 –(sextas-feiras).

Horário: de 19:00h às 20:30h.

Ministrante: Juliana Nader – Profª de Yoga com experiência no trabalho pela difusão dos ensinamentos do Yoga, formada pelo Satyananda Yoga Center (BH/MG), aperfeiçoamento na Academia Latino-Americana de Satyananda Yoga em Bogotá/Colômbia, desenvolve trabalhos e Projetos na área do Yoga e Educação (SRE), Yoga e Gestação (AVP) e Yoga como Qualidade de Vida no Trabalho (Banco do Brasil), na cidade de Patrocínio e Belo Horizonte. Formação Acadêmica em Administração de Empresas

VAGAS LIMITADAS


Informações:

Satyam – Espaço de Yoga
Parceria com ESPAÇO BEM VIVER
Rua Governador Valadares 1197 – Patrocínio/MG
Fones: (34) 3831-3023 - 3831-2723 e 9952-8285

quarta-feira, 8 de julho de 2009

GURU POORNIMA

GURU POORNIMA - 07 de julho de 2009

O Guru Poornima é a lua mais cheia do ano, no mês de Ashad (julho-agosto), é observado como o auspicioso Dia de Guru, um dia sagrado para a memória do grande sábio Vyasa, que editou os quatro Vedas, escreveu os 18 Puranas, o Mahabharata e o Srimad Bhagavata. Este é um dia sagrado, auspicioso, onde os aspirantes espirituais, devotos e discípulos reverenciam seus Gurus através de Pujas (oferendas) e atos de adoração, em honra à sua personalidade divina. Esse ano comemoraremos no dia 07 de Julho.

Guru significa literalmente o que dissipa a escuridão que está obstruindo para a consciência superior. É o que dissipa os defeitos, a escuridão psíquica, esse é o significado literal de Guru. Porém, em outros termos pode-se dizer que Guru significa mestre espiritual. Conforme Swami Satyananda Saraswati: “Assim como o sol e a lua saem pelo oriente e dissipam a escuridão, da mesma maneira, o Guru chega à vida do discípulo para despertar e iluminar suas potencialidades latentes”. Gurus são considerados a ponte entre o individual e o imortal, entre o indivíduo e Deus.

O Dia do Guru Poornima é um bom momento para iniciar a sua experiência espiritual, definir um Sankalpa (propósito) alcançável, oferecer suas inquietudes ao Guru e esvaziar-se de forma que você possa preencher-se de luz.

Dedico esse dia a todos os Gurus e em especial os da linhagem de Satyananda Yoga:
* Swami Sivananda Saraswati
* Swami Satyananda Saraswati
* Swami Niranjanananda Saraswati
* Swami Satyasangananda Saraswati


MUITA LUZ E
FELIZ GURU POORNIMA A TODOS !!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ASANA DO MÊS

TADASANA


A palavra TADASANA vem de TADA que significa montanha e ASANA de posição/postura física, conhecida como a posição da montanha, mas também como a posição da palmeira. É um Asana da série que se trabalha de pé, que estira e fortalece a musculatura das costas, os ombros e os músculos da perna.

Deve executar da seguinte forma: inicia-se de pé com os pés juntos ou levemente separados. Sinta seu corpo, os pés ao solo e distribua todo o peso de forma equilibrada. Entrecruze os dedos das mãos e leve o dorso das mãos acima da cabeça. Fixe um ponto a sua frente pouco acima da cabeça e inspire estirando todo o corpo ficando na ponta dos pés. Permanece um pouco nessa posição, mantendo o equilíbrio. Expire voltando o dorso das mãos acima da cabeça. (Veja figura a cima)

Esse é um Asana que não tem contra-indiação, e é extremamente útil para as pessoas que trabalham por muito tempo sentado, que tenham tensões ou dor nas costas. Especificamente desenvolve equilíbrio físico e mental e excelente para as gestantes nos seis primeiros meses de gravidez para fortalecer e manter forte os músculos e nervos abdominais.

Fonte: Asana Pranayama Mudra Bandha - Swami Satyananda Saraswati

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...